No primeiro turno do pleito eleitoral de Caucaia tivemos duas candidaturas ao cargo de chefe do executivo, entre os partidos de oposição ao Governo Estadual: Emília Pessoa (PSDB-CIDADANIA, União Brasil e PDT) e Coronel Aginaldo (PL). Ambas não chegaram ao segundo turno do pleito eleitoral de Caucaia.
As direções estaduais das seguintes agremiações partidárias apoiaram a candidatura a prefeito de Caucaia do Naumi Amorim (PSD-MDB): União Brasil, PDT, PSDB-CIDADANIA e Partido Liberal. É uma ampla frente partidária conservadora-liberal de caráter ideológico antipetista.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sempre defendeu a tese de que a eficiência da vitória oposicionista, no pleito eleitoral de Juazeiro do Norte, foi a capacidade da unificação das oposições a nível estadual num projeto político-administrativo comum de reeleição do prefeito Gledson Bezerra (Podemos). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa também ´detectou o mesmo fenômeno político na eleição do candidato oposicionista do município de Sobral, o deputado estadual Oscar Rodrigues (UB), no pleito eleitoral deste ano.
A Consultoria LCFB acredita que a consulta estimulada da Paraná Pesquisa apresentou a eficiência da ampla frente conservadora-liberal de teor ideológico antipetista, pois o candidato a prefeito de Caucaia do PSD, o ex-deputado estadual Naumi Amorim, aceitou o modelo político-eleitoral de ser um candidato oposicionista moderado, porém, não aliado do lulopetismo cearense no segundo turno do pleito eleitoral deste município.
Os números da consulta estimulada da Paraná Pesquisa:
Naumi Amorim (PSD): 61%
Catanho da Luizianne Lins (PT): 29%
*A rejeição política-eleitoral do candidato a prefeito de Caucaia petista é acima de 55% na consulta estimulada.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o candidato a prefeito de Caucaia do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-assessor parlamentar Catanho, sem dúvida herdou a rejeição política-administrativa do atual prefeito deste município, o neosocialista Vitor Valim, como também a rejeição política-eleitoral do governador Elmano de Freitas (PT) na área da segurança pública.
É um cenário político-eleitoral que pode atravessar a ponte do rio Ceará, saindo de Caucaia, e contagiar a campanha a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT) do deputado estadual Evandro Leitão, com a presença na capital cearense da deputada federal Luizianne Lins (PT) durante a última semana do segundo turno da maior cidade cearense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário