segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

José Guimarães e o Lulismo Cearense somente Neopetista

 




O deputado federal José Guimarães (PT) é pré-candidato ao Senado no pleito eleitoral de 2026. José Guimarães reorganiza o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) como uma extensão do Governo Estadual, ou seja, partido-estado ao estilo dos diretórios petistas nordestinos da Bahia, Rio Grande do Norte e do Piauí, pois nestes estados o lulopetismo é uma força dominante sem dividir o poder executivo. Este fato é algo muito incompreendido pela maioria dos analistas políticos cearenses. É uma certa ignorância proposital e desleal com a opinião pública.

O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, defende a tese de que o núcleo político lulismo cearense será formado por maioria petista com pouca participação de não petista. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita em dois subconjuntos dentro do conjunto lulismo, o primeiro subconjunto sob a liderança do governador Elmano de Freitas (PT) e que diz respeito ao domínio da máquina administrativa do Governo Estadual pelos petistas, já o segundo subconjunto sob a liderança do deputado federal, José Guimarães (PT), que é responsável por ocupar a maioria dos cargos do Governo Federal em solo cearense. Vale ressaltar que na sua maioria petistas ocuparam os cargos das autarquias federais, no Ceará.

A chegada do deputado estadual, Evandro Leitão, ao diretório municipal de Fortaleza, é a concretização de que o aliado institucional de um petista é somente um neopetista, em síntese o militante histórico e o novo militante. O lulopetismo não tem interesse de abrir espaço no núcleo do poder a outro grupo não petista. A filiação em massa de vários prefeitos oriundos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) sob a coordenação do pré-candidato petista ao Senado, o deputado federal José Guimarães, num processo que antecede a filiação do senador, Cid Gomes, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB); é a concretização da tese deste artigo e da Consultoria LCFB.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário