terça-feira, 23 de janeiro de 2024

André Fernandes e o Eleitorado de Reserva: Capitão Wagner e José Sarto ou Roberto Cláudio

 





A Consultoria LCFB usa a pesquisa feita pela Realtime Big Data (Record) para o pleito eleitoral de Fortaleza de dezembro de 2023, como comparativo com a consulta eleitoral realizada pela Paraná Pesquisa no mês de janeiro de 2024 sobre o pleito eleitoral de 2024, pois ambas têm metodologias semelhantes. O pré-candidato ao cargo de prefeito de Fortaleza do Partido Liberal, o deputado federal André Fernandes, na pesquisa estimulada do Realtime Big Data (Record) teve 5% das menções dos entrevistados, já na consulta estimulada da Paraná Pesquisa foi aproximadamente de 9% das citações dos entrevistados.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o eleitorado conservador pós-moralista do pré-candidato da agremiação partidária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no decorrer do período de pré-campanha para o pleito eleitoral de Fortaleza de 2024, com certeza  irá migrar para uma pré-candidatura competitiva antipetista, pois o principal beneficiado sem dúvida seria o pré-candidato do União Brasil (UB), o ex-deputado federal Capitão Wagner, num primeiro momento, porém, ainda teremos uma menor parte do eleitorado pós-bolsonarista dando o voto útil antipetista ao prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto, para a reeleição do próprio, no primeiro turno.


A Consultoria LCFB não tem dúvida de que a substituição do atual candidato pedetista ao cargo de prefeito de Fortaleza por uma nova candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio, sem dúvida animaria o espectro ideológico-político do eleitorado moderado pós-bolsonarista para derrotar o lulopetismo fortalezense ainda no primeiro turno no pleito eleitoral da capital cearense. O deputado federal André Fernandes (PL) não representa nenhuma candidatura antissistema, como também não tem um projeto de administração pública para a cidade de Fortaleza, na eleição deste ano. A grande maioria do eleitorado conservador-liberal fortalezense antipetista não tem uma visão negativa da prefeitura de Fortaleza, porém, não está entusiasmada com a reeleição do atual prefeito. O principal objetivo do eleitorado conservador-liberal antipetista é a derrota do lulopetismo em Fortaleza.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário