sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Os prováveis erros das Pesquisas Eleitorais

 


O comentário da Consultoria LCFB no caderno político no site e no jornal do O Otimista


Título - Metodologia pode estar influenciando, diz o consultor político (Luiz Cláudio Ferreira Barbosa)


As pesquisas lançadas pelo IPEC (Diário do Nordeste) e pelo IPESPE (O Povo) têm metodologias diferentes. Enquanto a primeira é feita de forma presencial, a segunda utiliza ligações telefônicas. O método utilizado pelos institutos podem estar sendo determinantes para a divergência dos números. 


Para o consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, a sondagem feita de maneira presencial pode inibir as respostas do eleitorado. " Há uma tendência a dizer que o instituto de pesquisa está errado, mas não se trata. Os institutos tabulam certo os dados que recebem, mas o eleitor não fornece os mesmos dados nas pesquisas presenciais e a distância", afirmou.


O estudioso do tema disse que há um temor do eleitor de que essas informações vazem, principalmente no interior do estado, onde a influência do apoio dos prefeitos pode impactar na resposta do eleitor, como em comunidades em Fortaleza dominadas por facções que apoiam grupos políticos.


" O eleitor aprendeu a esconder a sua opinião. O que ele fala para o entrevistador nem sempre é o que fará na urna", pontuou. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa diz que é preciso que os institutos revejam padrões rígidos que estão sendo utilizados e passem a coletar os dados de acordo com a nova realidade de uma era "super conectada".





Nenhum comentário:

Postar um comentário