terça-feira, 26 de agosto de 2014

Artigo no PoliticaBook: Avaliação da Pesquisa Ibope - Marina Silva e a concretização da segunda via

Artigo que foi publicado no Portal PoliticaBook. Terça - feira, 26 de agosto de 2014. Titulo: Avaliação da Pesquisa Ibope - Marina Silva e a concretização da segunda via


A pesquisa do Ibope foi responsável pela concretização da imagem da presidenciável Marina Silva na opinião pública. O fim da polarização entre o candidato tucano e a candidata petista, como os principais protagonistas da sucessão presidencial de 2014, com o surgimento de nova segunda via, nesse cenário quase estático das últimas consultas estimuladas ao eleitor.

A entrada da ex-senadora Marina Silva como candidata a presidente da República pelo Partido Socialista Brasileiro, já demonstrou enorme capacidade de impor um esvaziamento na candidatura tucana, surgindo nas ultimas pesquisas como a principal adversária da candidatura governista. Marina Silva é a segunda via política-eleitoral, na corrida da sucessão presidencial de 2014, para uma parte significativa do eleitorado brasileiro.

Na atual consulta de opinião pública do Instituto Ibope, que foi divulgada nos principais meios de comunicação, nesta terça-feira,  temos os seguintes dados: Dilma Rousseff (PT) tem 34% das intenções voto no primeiro turno, na pesquisa estimulada, seguida de perto por Marina Silva (PSB), com 29%, e Aécio Neves (PSDB), com 19%. A margem de erro da pesquisa é 2% para mais (+2) ou para menos (-2).

No início de agosto, na primeira pesquisa do Ibope, os votos brancos e nulos no primeiro turno somavam 13% e agora na segunda pesquisa do Ibope, já caíram para 7%, enquanto, os que não sabiam em quem votar e os que não responderam representavam 11% e agora totalizaram apenas 8%.

                                                            Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Fonte: O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político



Nenhum comentário:

Postar um comentário