quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Artigo no Jornal O Estado: Fator Nordeste - Dilma Rousseff e o Eleitorado Nordestino.

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 31 de Julho de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/fator-nordeste

A sucessão presidencial de 2014 é uma divisão de estratégias entre os principais candidatos, com cada um escolhendo uma região brasileira, como o principal centro de sua campanha eleitoral. O presidenciável Aécio Neves, na região Sudeste; já a presidente Dilma Rousseff e o candidato socialista Eduardo Campos, na região Nordeste. O fator Nordeste é decisivo na estratégia dos três principais comitês.
A região do Nordeste tem uma população de 50 milhões de habitantes, com um contingente de quase 40 milhões de eleitores. O PIB da região que cresceu 4% nos cinco primeiros meses do ano, contra menos de 1% da média nacional. Na última década, a renda média do nordestino teve cerca de 30% de aumento real. A região é uma das mais beneficiadas pela expansão dos programas sociais e pelo forte aumento do salário-mínimo.
A presidente Dilma Rousseff (PT) compreende a necessidade de fazer uma campanha nacional a partir da região Nordeste. O aumento da rejeição da candidata petista à reeleição presidencial, nos estados nordestinos, com certeza, deverá ser o principal objetivo do núcleo eleitoral da coligação PT – PMDB, para diminuição desses dados negativos. Dilma Rousseff deverá fazer um diálogo com o cidadão-eleitor nordestino, para explicar que essa região brasileira foi a mais beneficiada na sua gestão nas áreas econômica e social.
Na última pesquisa do Datafolha, nos nove estados nordestinos, a presidente Dilma Rousseff (PT) havia conseguido subir de 48% para 55%. Agora, retornou ao patamar dos 49%. Os adversários da petista ainda estão muito longe dela no Nordeste. Ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) mesmo com uma gestão bem avaliada, tem 12% em toda a região. Aécio Neves (PSDB) tem 10%.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem mais dúvidas da necessidade de centralizar a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff na região Nordeste. A presença do ex-presidente nos palanques nordestinos é dada como certa no núcleo político-eleitoral da coligação do PT – PMDB para presidência da república. O cidadão-eleitor nordestino tem o perfil político de votar no continuísmo administrativo no Planalto, pois teve crescimento econômico na região do Nordeste, em detrimento no mesmo período, em comparação às regiões Sul  e Sudeste.
O sentimento da necessidade de mudança em relação à sucessão presidencial é forte nas capitais nordestinas e nos grandes municípios do agreste, com um perfil próximo do eleitor oposicionista pró-Aécio Neves (PSDB). A nova classe média da região do Nordeste poderá ser a grande fiadora da presidente Dilma Rousseff (PT) ou a grande responsável pelo crescimento do capital político-eleitoral do presidenciável Eduardo Campos (PSB), durante o processo eleitoral de 2014.
Entrevista do sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, para TV Fortaleza. O Programa Pela Ordem - 07 de Agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário