sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Análise da Pesquisa Datafolha - Marina Silva venceu no espaço privado do Cidadão-Eleitor

A presidenciável Marina Silva (PSB) com apenas uma semana de campanha política, já conseguiu a liderança na corrida presidencial de 2014. A pesquisa de opinião pública do Datafolha confirmou o crescimento meteórico da candidata socialista sobre os seus principais concorrentes: a presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidenciável Aécio Neves (PSDB). Marina Silva é vitoriosa no espaço privado do cidadão-eleitor.

A presidente Dilma Rousseff (PT) montou a maior coligação partidária para a sua sucessão presidencial, com o maior tempo de televisão e rádio no Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE), com 11 minutos de cada bloco, num total de 25 minutos, são dois blocos: terça-feira, quinta-feira e sábado. O presidenciável Aécio Neves (PSDB) conquistou o apoio dos grupos empresariais, para a sua campanha eleitoral, tendo sua maior base de apoio no setor privado, como candidato presidencial de uma coligação partidária de oposição. Dilma Rousseff e Aécio Neves sempre se preocuparam com o espaço público das instituições públicas e privadas da sociedade civil.

A ex-senadora Marina Silva (PSB) foi obrigada nos últimos meses a fazer política -eleitoral como apoiadora do ex-presidenciável socialista Eduardo Campos, o seu trabalho como apresentadora da chapa majoritária do PSB para presidência da República. Marina Silva entrava nos lares dos brasileiros, via o programa eleitoral da agremiação socialista no primeiro semestre de 2014, com isso mantinha um diálogo intenso, e direcionado ao homem comum, que não dialogava com os candidatos do PT e do PSDB.

A pesquisa do Ibope e do CNT-MDA dessa semana já demostrou o crescimento eleitoral da presidenciável Marina Silva (PSB), no atual cenário político da sucessão presidencial de 2014. Marina Silva já saiu no pleito eleitoral de 2010, com quase 20% dos votos válidos no primeiro turno. A pesquisa Datafolha de 29 de agosto de 2014, já comprovou a liderança de Marina Silva sobre os seus principais concorrentes, após o debate da Rede Bandeirantes e da entrevista do   Jornal Nacional – TV O Globo, com quase duas semanas de programas eleitorais nos meios tradicionais de comunicação. Marina Silva conquista o apoio do cidadão-eleitor na rede privada de relação social, com ajuda do espaço público da estrutura do Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.

                                O sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário