quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Artigo no Jornal O Estado - O Gestor Aloizio Mercadante



O artigo que foi publicado na quinta - feira, 30 de Janeiro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/o-gestor-aloizio-mercadante


A presidente Dilma Rousseff (PT) já escolheu o seu articulador político para a sua campanha de reeleição no Planalto. O escolhido é o economista Aloizio Mercadante (PT), o atual ministro da Educação, que será o novo titular do Ministério da Casa Civil.

O ministro Aloizio Mercadante adotou a posição de coringa no jogo interno do conselho político da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, nos últimos quatro anos. O mesmo assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia sem muita esperança de subir na hierarquia interna da Esplanada dos Ministérios.
Sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O sucesso da política pública de inovação tecnológica e a criação do Ciência Sem Fronteira na pasta de Ciência e Tecnologia foram os carros chefes para o seu passaporte em direção ao Ministério da Educação, pois Aloizio Mercadante desejava outra vitrine maior para o seu prestigio no Planalto.

A passagem pelo Ministério da Educação foi algo impar na história dessa importante pasta no Governo federal, o ministro Aloizio Mercadante, foi responsável pelo sucesso definitivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como também ampliação do Programa de Capacitação Técnica de Estudantes, o Pronatec. A sua passagem por duas pastas na Esplanada dos Ministérios finalmente o credenciara para terceira pasta: a Casa Civil.  

A presidente Dilma Rousseff (PT) não tinha auxiliar com interlocução com vários setores da sociedade civil e com a classe política. Aloisio Mercadante tem comunicação direta com as elites financeiras e indústrias paulistas, além de ter vários contatos com parlamentares no Congresso Baixo (Câmara) e Congresso Alto (Senado), pois já pertenceu às duas casas.

O Planalto precisava de uma espécie de primeiro ministro nesse momento difícil na área econômica, para uma interlocução com os setores produtivos, que não estão satisfeitos, com a atual política pública do Banco Central, de aumento dos juros do Selic. O ministro Aloizio Mercadante tem a árdua tarefa de convencer aos empresários da necessidade de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), com contribuições para a campanha presidencial, mas numa época de vacas magras.

O ministro Aloizio Mercadante será o braço direito da atual chefe do executivo do Governo federal junto à gigantesca base aliada. O Planalto precisa ter disciplina para gerir a fome de cargos dos principais parceiros administrativos no Congresso, isso é trabalho para alguém, que tenha coragem de dizer “sim” e “não”, com a mesma intensidade aos aliados. Aloizio Mercadante já não faz parte do time reserva do partido, com isso é um nome forte para sucessão presidencial de 2018. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário