quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Os Eleitores de Marina Silva


O artigo que foi publicado na quarta - feira, 23 de Janeiro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/os-eleitores-de-marina-silva

A ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) deverá ser candidatada a vice- presidente na chapa do futuro presidenciável Eduardo Campos, no pleito eleitoral deste ano. Marina Silva tem eleitores cativos que são conhecidos como os Marineiros, algo em torno de 20% do eleitorado nacional, em qualquer pesquisa de opinião pública de sucessão presidencial.

O perfil socioeconômico do eleitor da Marina Silva é composto em sua  maioria por jovens (16 até 30 anos), com renda mensal entre 2 e 4 salários mínimos  e são moradores de grandes centros urbanos. Em síntese é maior parcela da população que não deseja o continuísmo do debate político entre PT contra PSDB ou vice- versa.  Os Marineiros não formam uma corrente de centro- esquerda na sua grande maioria pois esse movimento tem um caráter moralista - conservador em seu discurso ideológico.

O governador Eduardo Campos (PSB) na sua ânsia de conquistar uma maior parcela dos marineiros  ainda no primeiro turno, já cedeu espaço para o núcleo político da ex-senadora Marina Silva (PSB), na sua campanha ao Planalto. Marina Silva tenta a todo custo minar o palanque duplo entre o PSB e o PSDB em vários estados, com isso pretende trazer para dentro da coligação PSB – PPS os seus antigos colaboradores da campanha eleitoral de 2010 para presidente da República.

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem enorme dificuldade de atrair esse eleitor jovem que está cansado com o modelo administrativo do presidencialismo de coalizão. Dilma Rousseff tentará durante o período eleitoral fazer uma publicidade voltada para as políticas públicas do primeiro emprego e a universalização dos alunos pobres nas faculdades, pretende com isso atrair os eleitores marineiros menos radicais ao Planalto, que já votaram na presidente, no segundo turno de 2010.

O senador Aécio Neves (PSDB) poderá herdar uma parte do eleitorado da ex – presidenciável Marina Silva nos grandes centro urbanos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, no pleito eleitoral de 2014. Aécio Neves tenta lançar o ex - jogador e hoje treinador de vôlei, Bernadinho (PSDB), para governador do Rio de Janeiro, onde ainda existe a maior concentração de eleitores marineiros no Brasil.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL – AP) vai ser o herdeiro natural do eleitorado da ex- senadora Marina Silva (PSB – AC), com perfil político mais radical surge como a melhor opção de voto de protesto do cidadão-eleitor. O PSOL não fará uma campanha presidencial para atrair os eleitores petistas ou lulistas esquerdistas; a sua principal meta será conquistar algo em torno de 4 % a 8% dos eleitores marineiros.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário