domingo, 12 de janeiro de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Dilma Rousseff e o PMDB

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 08 de Janeiro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/dilma-rousseff-e-o-pmdb


A presidente Dilma Rousseff (PT) tem no seu principal aliado político-administrativo, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, as suas maiores dificuldades, nos palanques regionais, para a sua reeleição, nos próximos dez meses. O PMDB deseja participar na chapa majoritária, com a recondução do atual vice-presidente Michel Temer ao posto, nos próximos quatros anos.
As principais lideranças peemedebistas já compreenderam que a base de apoio ao Planalto, só faz aumentar, nos últimos dois anos (2013 – 2014), com a vinda do Partido da Social Democracia (PSD) e do Partido Progressista (PP), mais ainda o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O PMDB deseja aumentar as suas bancadas parlamentares no Congresso Nacional (Câmara / Senado), mas terá muita dificuldade de ser o principal aliado do Planalto, em uma coligação partidária gigantesca, num eventual segundo mandato da atual chefe do Executivo. A manutenção da presidência na Câmara e no Senado no  próximo biênio ( 2015 – 2016) não encontra ressonância no Partido dos Trabalhadores, que cobiça esses cargos ocupados atualmente por peemedebistas.


O PMDB tem sempre questionado a sua participação no primeiro escalão do governo federal, por isso faz pressão, para que seja indicado o senador Vital do Rêgo (PMDB – PB), no comando do Ministério da Integração Regional, na próxima reforma ministerial.  O vice-presidente Michel Temer (PMDB – SP) procura reunir os peemedebistas numa linha programática de ação político-administrativa conjunta com o Planalto.
O Congresso Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro ainda no primeiro semestre desse ano, com certeza será marcado, por muitos discursos de insatisfações, com o Partido dos Trabalhadores, pois aliança nacional não é correspondida nos palanques regionais, a favor dos pré–candidatos peemedebistas para governador e senador. O PMDB não tem ímpeto de romper com o Planalto, para se juntar aos palanques regionais das oposições (PSDB – DEM – PPS – PSB), por isso de permanência na base governista da presidente Dilma Rousseff (PT), nos próximos quatro anos.
A presidente Dilma Rousseff (PT) não deseja o rompimento com o PMDB nesse ano de eleição presidencial, onde a mesma será candidata à reeleição. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou com a tarefa de enquadrar o Partido dos Trabalhadores em suas seções regionais, já num processo de verticalização das coligações em favor dos pré-candidatos do PMDB  nos estados polêmicos: Pará, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e outros.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.




Nenhum comentário:

Postar um comentário