sábado, 18 de janeiro de 2014

Artigo no PoliticaBook - Cid Gomes e as suas vitórias políticas para o Ceará?



O governador Cid Gomes teve duas grandes vitórias no campo político na primeira quinzena do mês de janeiro, com a indicação do titular do Ministério da Integração Nacional, o engenheiro civil Francisco José Teixeira e, por último, a vinda do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual paulista Rui Falcão, para a cidade de Fortaleza, somente para sacramentar a  aliança regional e nacional de sua agremiação partidária, com o Partido Republicano da Ordem Social.

A construção do palanque regional da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) será comandada pelo condomínio político-administrativo do governador Cid Gomes (PROS). A indicação do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) para a vaga de senador na chapa majoritária governista foi  um consenso entre o Palácio da Abolição e o Planalto (Lula e Dilma);como também a indicação do seu sucessor na chefia do Governo Estadual, que será oriundo dos quadros de sua agremiação partidária.

Os setores organizados da sociedade civil não comemoraram as vitórias no campo político do governador Cid Gomes. Os meios de comunicação locais e nacionais somente focaram o embate dos interesses administrativos da cúpula nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e dos irmãos Gomes, pelo domínio do Ministério da Integração Nacional, sendo quase nada  comentado sobre os ganhos na área de políticas públicas do Planalto, para o Ceará.


O governador Cid Gomes tem o controle quase absoluto do campo político cearense, mas isso é inverso no campo social na esfera pública da sociedade civil. O cidadão-contribuinte não compreendeu o possível ganho econômico para o seu estado, com a indicação do titular da pasta do Governo Federal, que foi feita pelo governador cearense. Cid Gomes não pode ser visto apenas como um político individualista pela população do Estado do Ceará. 

          Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

O link da matéria no portal do PoliticaBook:



Nenhum comentário:

Postar um comentário