terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Artigo no Blog Eliomar de Lima - DEM e PPS e a parceria com o esquema político de Cid Gomes

Com o título “Moroni Torgan e Alexandre Pereira no subpalanque do PROS, eis artigo do sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. Ele destaca a parceria DEM-PPS como mais um trunfo para o esquema político do governador Cid Gomes na hora de indicar o seu sucessor. Confira:
A maior preocupação dos meios de comunicação na área da política estadual, por um bom tempo tem sido o destino da aliança do senador Eunício Oliveira (PMDB) e do governador Cid Gomes (PROS), para o pleito eleitoral de 2014. No silêncio dos bastidores do xadrez eleitoral, os Democratas e o Partido Popular Socialista, já fizeram o primeiro sub-palanque da base governista, enquanto, o palanque principal está indefinido.
O DEM até pouco tempo atrás era oposição aos três níveis das esferas executivas (Fortaleza, Estado, União) na política cearense. A mudança na postura política somente aconteceu no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza, em 2012, quando houve o apoio ao candidato vitorioso dos Irmãos Gomes.
O presidente estadual do DEM, o ex-deputado federal Moroni Torgan, já faz parte da base governista do Palácio da Abolição, com apoio declarado ao futuro pré-candidato do Partido Republicano da Ordem Social, para sucessão do governador Cid Gomes. A bancada demista na Assembleia Legislativa do Ceará já é parte do bloco parlamentar da situação.
O PPS já foi uma sigla forte no Ceará, no período das duas candidaturas presidenciais (1998 – 2002) do ex-ministro Ciro Gomes (PROS). A saída dos irmãos Gomes da sigla socialista, não foi tranquila, como a saída recente do PSB. O atual presidente estadual do PPS, o empresário Alexandre Pereira, com bastante maestria foi oposição ao governador Cid Gomes (PROS), durante quatro anos (2009 – 2012), mas agora trilha um caminho inverso, com demonstração de bom senso de ambas as partes, visando a um objetivo comum de aliança política-administrativa, para os próximos pleitos eleitorais.
O governador Cid Gomes (PROS) convidou o empresário Alexandre Pereira para ser o secretário do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), no início de 2013, esse movimento político teve aval da direção nacional do Partido Popular Socialista. Alexandre Pereira poderá vir a ser o candidato independente ao Senado, com a permissão do Palácio da Abolição, na construção do segundo palanque estadual cidista-PROS, somente formado com os adversários no plano nacional do Partido dos Trabalhadores: DEM, PPS e Solidariedade.
O ex- deputado federal Moroni Torgan (DEM) e o secretário estadual Alexandre Pereira (PPS) vão liderar um palanque regional para o presidenciável do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, em sintonia com os seus diretórios nacionais, sem atrito dos seus interesses políticos-eleitorais com os irmãos Gomes. A aliança do DEM – PPS poderá ter o apoio de mais agremiações partidárias nos próximos meses, com isso terá um papel de destaque na sucessão estadual de 2014.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo e Consultor Político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário