domingo, 12 de janeiro de 2014

Cid Gomes veta o PMDB, nunca o senador Eunício Oliveira

O governador Cid Gomes (PROS) já não esconde o desejo da candidatura própria do seu grupo político, nos quadros do Partido Republicano da Ordem Social, para a sucessão estadual de 2014. Cid Gomes mantém apreço ao seu maior aliado na política local, o senador Eunício Oliveira (PMDB), o que não se estende a direção nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

O vice-presidente da República, o advogado Michel Temer (PMDB), fez uma cruzada política-administrativa contra o ex-deputado federal Ciro Gomes (PROS), nos corredores do Planalto, para barrar a sua indicação ao Ministério da Saúde, na reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT), nos próximos dias. O peemedebista teve o apoio integral da cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores, para retirar o político cearense do rol dos possíveis ministeriáveis.
Sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa 

O senador Eunicio Oliveira é o líder da bancada peemedebista no Congresso Alto (Senado), com assento direto na cúpula nacional de sua agremiação partidária. A iniciativa particular ou unilateral do vice-presidente Michel Temer (PMDB) contra o ex-Ministro Ciro Gomes (PMDB), somente foi possível devido a sua força política-administrativa junto ao Planalto. O PMDB como ator social não participou abertamente desse complô ao político cearense.

O governador Cid Gomes (PROS) nunca teve uma querela política- administrativa, com a direção estadual do PMDB, por isso o apoio natural à pré -candidatura do senador Eunício Oliveira, já deveria ter acontecido, mais o fator Michel Temer, já trouxe problema para esse acordo local. Cid Gomes não veta o nome do parlamentar peemedebista, por outro lado não tem força para impor o PMDB, como cabeça da chapa majoritária numa coligação governista, em detrimento do seu partido, para sucessão de 2014.


Os militantes do Partido Republicano da Ordem Social não deixarão passar essa oportunidade de pregar o rompimento, com os peemedebistas, em favorecimento de uma candidatura própria ao Governo do Estado do Ceará. O senador Eunicio Oliveira (PMDB) vai procurar a manutenção da aliança pessoal, com o atual chefe executivo do Governo estadual, não vai entrar em choque, com ala cirista do PROS local. A candidatura própria do PMDB seção do Ceará, já tem o aval do vice-presidente Michel Temer e da cúpula nacional. 

  Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário