quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O senador Eunício Oliveira e as negociações multilaterais entre o PT e o PMDB – O novo coringa peemedebista do lulismo – petista

A tentativa de recomposição da aliança PT-PMDB e seus impactos na sucessão. Artigo publicado no Blog do Eliomar de Lima do Jornal Opovo:



O ex – presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procura recompor aliança do Partido dos Trabalhadores com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, nos últimos meses do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice – presidente Michel Temer (PMDB).

A saída de cena do principal peemedebista aliado do ex – presidente Lula, o senador José Sarney (PMDB - AM), em função de problemas de saúde. Sem o ex – presidente do Senado como fiador das negociações regionais entre as cúpulas partidárias do PMDB e do PT, já que não há espaço para uma decisão unilateral. As negociações serão multilaterais e lentas para as duas agremiações partidárias.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Rui Falcão (SP), e o presidente nacional peemedebista, o senador Valdir Raupp (RO), não são os verdadeiros negociadores das alianças estaduais. O ex – presidente Lula negocia com o consórcio do poder no PMDB, que é formado pelo vice – presidente Michel Temer (SP), o senador Eunício Oliveira (CE) e o deputado federal Eduardo Cunha (RJ), sobre o futuro dos palanques regionais.

Entrevista para o Jornal União Brasil - TV União

O vice – presidente Michel Temer não tem a mesma relação política, com o ex – presidente Lula, que o seu correligionário, o senador José Sarney (PMDB-AM), por isso não é o interlocutor principal das articulações do PMDB com o PT. O líder da bancada peemedebista na Câmara, o parlamentar Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não mantém relação amistosa com o Planalto, com enorme histórico de conflito de interesses de ambas as partes.

O líder da bancada do Senado do PMDB, Eunício Oliveira (CE), pode ser descrito como o novo coringa do ex – presidente Lula no processo de reaproximação nada amistosa entre os dois principais partidos do condomínio político-administrativo da presidente Dilma Rousseff (PT). Eunício Oliveira vai influir na futura aliança PT – PMDB no estado do Ceará, com aumento do seu capital político perante o presidente de honra do PT.

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Ceará, já preparava a reedição da aliança preferencial, com os irmãos Gomes, para o pleito eleitoral de 2014. O PSB poderia vir apoiar um nome interno do PT, para a sucessão do governador Cid Gomes (2005 – 2014). O PMDB nacional deverá redefinir o papel de sua sucursal local em relação aos seus antigos aliados: PT e o PSB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário