quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Domingos Filho e a Política Local

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 07 de Agosto de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/domingos-filho-e-politica-local

O debate sobre a construção das futuras coligações regionais era dependente do cenário nacional. A presidente Dilma Rousseff (PT) tinha o domínio dos principais palanques estaduais para o pleito eleitoral de 2014. Os partidos de oposição eram reféns dos rachas dessas gigantescas estruturas partidárias.

O cenário pós-manifestação nos grandes centros urbanos, já colocou em colapso a base aliada do Planalto. O Partido dos Trabalhadores tem dificuldade em manter sua aliança estratégica, com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, para a sucessão presidencial de 2014.

A indefinição interna no maior bloco partidário da história do Governo Federal, já começa a se refletir nas negociações de âmbitos estaduais. O PMDB começa a fechar as suas alianças locais, de acordo com as suas vantagens eleitorais. O PMDB será um governo independente do futuro presidente da República.

O palanque regional da presidente Dilma Rousseff (PT) tem os maiores partidos do Ceará: PSB; PMDB; PT. A manutenção da aliança vitoriosa, nas últimas duas eleições para o Governo estadual, já não depende dos interesses eleitorais do Planalto. O novo cenário não beneficia uma nova composição dessas forças políticas.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O governador Cid Gomes (PSB) mantém o desejo de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mas não tem interesse de confrontar a direção nacional do Partido Socialista Brasileiro, na discussão de uma candidatura própria para presidência da República.

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores somente decidirá alguma coisa, em relação a sua futura coligação local, após, o Processo de Eleição Direta de 2013, com a nova direção estadual que será eleita e empossada.

O vice-governador Domingos Filho (PMDB) tem o único grupo político que estava somente focado nos dilemas da sucessão estadual do governador Cid Gomes (PSB). Domingos Filho não criou dependência do quadro político-eleitoral do Planalto e das oposições, em nível nacional.

A discussão da micropolítica ou municipalismo  norteia as ações do vice-governador Domingos Filho (PMDB), com isso a sua base política tem quase ¼ das prefeituras do Ceará, e o apoio da União dos Vereadores e das Câmaras do Ceará. O maior grupo político com ramificações em todos os partidos.


A direção estadual do PMDB necessita da permanência desse valoroso quadro político, para apoiar o seu pré-candidato a sucessão estadual do governador Cid Gomes (PSB). O futuro político-eleitoral do vice-governador Domingos Filho só irá depender de suas próprias articulações em âmbito local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário