quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Religião, Turismo e Cultura

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 21 de Agosto de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:

O turismo religioso tem sua importância na economia cearense. O município de Juazeiro do Norte tem a sua principal fonte de renda, em função do culto ao Padre Cicero Romão. Na região metropolitana de Fortaleza na cidade de Canindé, tem sua economia  quase que totalmente voltada para os devotos de São Francisco das Chagas.Os dois fenômenos são muito bem retratados em vários estudos acadêmicos.

O Governo do Estado do Ceará através de suas secretarias de Turismo e Cultura, sempre mantém uma linha de atuação, para aumentar o número de romeiros a cada temporada de festas religiosas nesses dois municípios.

O perfil socioeconômico do romeiro ou turista religioso, revela que  eles possuem renda inferior a cinco salários mínimos, na sua grande maioria. Lógico que a cada ano aumenta o número de turistas com ganhos que variam de cinco salários mínimos até dez salários mínimos, isso  já está gerando uma alteração na infraestrutura  ( Hotel, Pousada, Restaurante) nos municípios de Juazeiro do Norte e Canindé.

O sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Nos últimos anos, temos acompanhado um novo fenômeno do turismo religioso :  A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental que é uma promoção da ONG Associação Estação da Luz e já faz parte do calendário artístico e cultural do Ceará. Esse movimento surgiu com o intuito de divulgar e valorizar a produção teatral nacional, onde diversos espetáculos são selecionados, sempre  trazendo exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo.

A 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, no Teatro Vial Sul, na cidade de Fortaleza. É uma festividade ecumênica, com forte participação dos grupos espiritas de Fortaleza e do Brasil. Ao todo, serão encenadas sete peças de companhias teatrais dos Estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia

A economia da cidade de Fortaleza é afetada positivamente na área do turismo, gerando um aumento na ocupação dos hotéis da orla marítima e consequente aumento de fluxo nos principais shoppings da capital cearense. O efeito positivo é estendido para os restaurantes e os parques de alimentação.

O perfil sócio-econômico desse novo turista religioso é bem diferente dos dois exemplos mencionados no início do texto. Na sua grande maioria possuem renda econômica acima de dez salários mínimos, não são tão numerosos como os tradicionais romeiros.

O fato interessante é que uma boa parcela da sociedade fortalezense já participa dessa semana cultural da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O turista religioso local que faz de sua própria cidade um lugar de diversão, com reflexão espiritual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário