quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Alexandre Pereira e o Empresário Político

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 14 de Agosto de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:

A globalização da economia mundial foi responsável pela incursão de vários empresários ao mundo da política. A política institucional tem como principal função a regulação do mercado. O empresário faz da carreira política um anexo aos seus interesses econômicos.

Os empresários foram os principais financiadores das campanhas eleitorais dos prefeitos eleitos e reeleitos nas eleições municipais de 2012. Os principais financiamentos eram feitos diretamente com as cúpulas partidárias dos principais partidos brasileiros: PT; PMDB; PSDB.

A crise de representatividade da classe política, nas manifestações, dos últimos meses, nas grandes cidades brasileiras, foi responsável pela criação de um movimento silencioso dos empresários para se tornarem menos dependentes dos políticos tradicionais e dos seus conchavos para aprovações de políticas propositivas ao mercado.

O sociólogo Luiz Cláudio Barbosa e o empresário Alexandre Pereira

O número de representantes dos sindicatos patronais, para os cargos legislativos, do próximo ano, para renovação da Câmara e de 1/3 do Senado, com certeza vai aumentar. Os parlamentares do Agronegócio são os responsáveis pela maior bancada informal do Congresso, mas existem outras bancadas informais (Indústria, Construção Civil, Banco Privado).

A presidente Dilma Rousseff começa a fazer uma maratona de reuniões com o setor produtivo da economia brasileira. Os empresários começaram a aumentar o tom de descontentamento com a equipe econômica do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

A tendência será o aumento de pré-candidaturas de empresários para os cargos executivos. O exemplo da derrocada de políticos profissionais como o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), já são temas de análises entre os grupos patronais para não repetirem os rearranjos de apoio aos candidatos para os Governos Estaduais.

O empresário Alexandre Pereira representa o ressurgimento desse movimento silencioso no Estado do Ceará. Os empresários locais não são representados pelos prováveis pré-candidatos das chapas majoritárias para o Governo Estadual.

O presidente estadual do Partido Popular Socialista, o empresário Alexandre Pereira, atual presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), é também o representante do setor de panificação na FIEC e no CIC, sendo sem dúvida o principal político empresário do Ceará. 
Alexandre Pereira deverá ser o nome natural dos empresários locais para representar os seus interesses políticos na futura chapa majoritária competitiva ao Governo Estadual, como candidato ao cargo de vice-governador ou senador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário