quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sérgio Aguiar uma escolha do núcleo político do Cid Gomes, não do Ciro Gomes.


O governador Cid Gomes reestrutura o seu grupo político de acordo com os seus interesses e dos subgrupos sob o seu guarda – chuva partidário.  O ex – deputado federal Ciro Gomes (PSB) mantém liderança mais longínqua da política cearense entre os seus seguidores, numa corrente que ficou bem conhecida pela denominação de cirismo.

Ciro Gomes tem imposto uma linha de atuação no grupo político que é compartilhada com o governador Cid Gomes, que por acaso é seu irmão, embora isso não signifique uma oligarquia familiar. Os principais cargos públicos no Estado do Ceará estão sob a tutela da aliança política entre o PMDB e o PSB: na sigla peemedebista uma liderança consolidada, o senador Eunicio Oliveira, já dentro da sigla socialista existem duas alas, a primeira sob a liderança do ex – deputado federal Ciro Gomes; a outra sob a liderança do governador Cid Gomes.

O deputado estadual Sérgio Aguiar e o consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. (14/11)

Ciro Gomes após a sua vitória da tese da candidatura própria sem o Partido dos Trabalhadores, para o pleito eleitoral de Fortaleza desse ano, já avançou para ocupar outros cargos públicos na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza. O prefeito eleito da capital, o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), é ligado às duas alas do seu partido, mas o seu principal aliado é o ex – deputado federal Ciro Gomes. O próximo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual José Albuquerque (PSB), sempre foi ligado ao irmão mais velho do clã Gomes, quase sempre manteve boa relação com o governador Cid Gomes, mas não fazia parte do ciclo decisório do chefe do executivo estadual. O deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB) será o próximo primeiro – secretario da mesa diretora do legislativo cearense, num processo político com interferência do próprio presidente estadual (Cid Gomes) do Partido Socialista Brasileiro.

Ciro Gomes interferiu para a indicação do principal cargo da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, no caso a presidência. Cid Gomes fez o mesmo processo na indicação do primeiro – secretario na estrutura de coordenação do legislativo cearense. O PSB do Ceará transformou o seu núcleo político decisório na única instância que decide o futuro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, por tabela da Câmara Municipal de Fortaleza, algo inédito na política local. 

Visita ao departamento comercial do Jornal O Estado - Ceará - Fortaleza. O blog do consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa numa parceria com esse importante jornal cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário