segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Roberto Cláudio e a construção da parceria administrativa entre o PSB e o PMDB. Sem o PT.


A vitória do candidato Roberto Cláudio para chefia do executivo municipal de Fortaleza, por si só, já é responsável pela disputa da presidência nas duas principais casas legislativas do estado (Assembleia Legislativa do Ceará – Câmara Municipal de Fortaleza).

O novo bloco partidário (PMDB – PSB) dominante da política cearense, já não necessita de aliança de acomodação de interesses com o Partido dos Trabalhadores.Assistimos a formação do novo condomínio administrativo do Governo estadual em parceria com o futuro Governo municipal de nossa capital sem a presença do grupo político da atual prefeita.

O PT não é peça fundamental para os projetos políticos comuns do governador Cid Gomes (PSB) e do senador Eunício Oliveira (PMDB), para o pleito eleitoral de 2014.

Roberto Cláudio e o futuro da coligação PMDB – PSB

O governador Cid Gomes no decorrer do final do seu segundo mandato já definiu o PMDB – Eunício Oliveira  como o seu principal aliado interno no seu consórcio partidário ( PSB – PP – PC do B – PTB – PMDB – PDT – Outros). Os irmãos Gomes perderam algumas parcerias políticas - administrativas de longa data nesses dois governos: o primeiro foi a aliança com o ex – senador Tasso Jereissati (PSDB) no pleito eleitoral de 2010, ambos foram do mesmo grupo político – administrativo por quase duas décadas; o segundo rompimento de parceria com o Partido dos Trabalhadores na eleição municipal de Fortaleza. Essa aliança política - administrativa já havia passado por três pleitos eleitorais (2006 – 2008 – 2010), com saldos positivos de vitórias para os dois grupos, e sempre foram benéficas para o PSB e o PT.

O prefeito eleito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PSB), já herdaria por natureza, o primeiro teste da força da união partidária, entre o PSB e o PMDB, à frente de uma administração pública sem o PT. O sucesso dessa parceria política – administrativo será o complemento para aliança de 2014 para o Governo do Estado do Ceará.

Partido dos Trabalhadores e a sua equação política interna

A prefeita Luzianne Lins ensaia os primeiros passos no caminho de afastamento do cargo executivo municipal de Fortaleza, o seu grupo político será bem reduzido sem a força da máquina pública municipal da capital. O Partido dos Trabalhadores tem uma cultura política de realinhamento das forças internas. A corrente da Democracia Socialista não tem força sozinha para comandar o diretório estadual da agremiação partidária, isso vai levar para uma disputa entre as outras correntes pelo comando. A intervenção da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores será uma alternativa plausível para os interesses políticos – administrativos da presidente Dilma Rousseff e do ex – presidente Luís Inácio Lula da Silva em solo cearense.

A saída do Partido dos Trabalhadores do bloco político – administrativo do governador Cid Gomes (PSB), já causou desiquilíbrio interno. Os petistas não estão preparados para ser os novos oposicionistas ao bloco partidário PMDB – PSB. Muitos quadros do Partido dos Trabalhadores ainda mantêm uma forte dependência do Governo estadual, o exemplo máximo é a sua bancada parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa no programa " A Verdade " - TV União. Assunto - O resultado das urnas na Eleição 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário