domingo, 25 de novembro de 2012

O consórcio político – eleitoral do PSB – PMDB e a sua dependência dos interesses do Planalto para 2014. E o fator Ciro Gomes?


O governador Cid Gomes (PSB) tem o controle da maior condomínio administrativo – partidário a frente do executivo do Governo estadual. A imensidão dessa base de apoio, já traz uma disputa de punhais silenciosos, onde o ex – ministro Ciro Gomes (PSB) trabalha pelo lançamento do ministro dos Portos, o ex – prefeito de Sobral Leônidas Cristino, para a sucessão estadual de 2014, em detrimento da aliança do PMDB com o chefe do executivo estadual.

O senador Eunício Oliveira (PMDB) não espera em vão a decisão interna na executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro, em seu favor ou em reconhecimento do seu valor estratégico, como candidato natural do governador Cid Gomes, para sucessão estadual de 2014. Isso já causa uma rachadura na frágil aliança do PSB com o PMDB, onde ambos estão à frente da administração pública da Prefeitura de Fortaleza (2013 – 2016). A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Fortaleza pode ser o início do deslocamento do PMDB, para bem distante dos interesses eleitorais do governador Cid Gomes (PSB), já para o pleito eleitoral de 2014.

Cid Gomes está refém das negociações do governador Eduardo Campos (PSB) e da presidente Dilma Rousseff (PT) para sucessão presidencial de 2014. A cúpula nacional do Partido Socialista não aceita dissidência entre os seus quadros, por isso o presidente estadual da seção do Ceará, o engenheiro Cid Gomes, somente vai chancelar a decisão do circulo duro sobre o comando do cearense: o ex – ministro Roberto Amaral, o eterno aliado do governador de Pernambuco.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Eunício Oliveira espera a decisão final para reedição da aliança nacional entre o PT e o PMDB para reeleição da chapa majoritária da presidente Dilma Rousseff (PT) e do seu atual vice – presidente Michel Temer (PMDB). Os peemedebistas cearenses já começaram um movimento para diminuir as arestas com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, visando a construção de uma chapa majoritária para Governo estadual com apoio do Planalto.

O ex – deputado federal Ciro Gomes (PSB) procura fortalecer a pré – candidatura do ministro Leônidas Cristino, para a sucessão estadual, como indicação do Partido Socialista Brasileiro seção local, em detrimento do interesse do maior aliado na seara política estadual: o PMDB do senador Eunício Oliveira.

Ciro Gomes não vai aceitar os rearranjos da política nacional, como orientação definitiva das decisões internas do PSB estadual. A vitória do deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), no pleito eleitoral de Fortaleza em 2012, foi fruto de orientação interna de acordo com os interesses privados dos irmãos Gomes, com base no xadrez partidário estadual, em detrimento do enfoque nacional. O modelo da vitória do Ciro Gomes no pleito eleitoral de 2012, já é matriz ideológica dos irmãos Gomes, para o pleito eleitoral de 2014.

O vereador fortalezense eleito pelo PC do B, o professor Evaldo Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário