quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ciro Gomes e os aliados nos principais cargos da política cearense


O ex – deputado federal Ciro Gomes (PSB)  foi eleito o primeiro governador do PSDB no ano de 1990, o mesmo assumiu no início de 1991 o executivo estadual do Ceará. Na época o governador não deteria o controle dos principais cargos de peso político–eleitoral da máquina administrativa, pois havia três grupos (Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, Tasso Jereissati) lotados nas autarquias do Governo estadual.

O governador Ciro Gomes (1991–1994) tinha como vice – governador, o médico Lúcio Alcântara (PDT), e na chefia da presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Arthur Silva Filho (PSDB), que era da cota do ex – governador Tasso Jereissati (1987–1990). Na época o prefeito de Fortaleza, como também o presidente Câmara Municipal, não faziam parte do grupo político tucano, esses dois cargos eram ocupados pelo grupo oposicionista do médico Juracy Magalhães (1990 – 1992), o mesmo era o chefe do executivo público municipal, ambos eram do PMDB cearense.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

No final de 2012 o político, Ciro Gomes, não ocupa nenhum cargo no executivo estadual, nem mesmo no legislativo cearense, isso por si só seria sinal de esvaziamento político, puro engano. O grupo político – eleitoral sobre a liderança do ex – ministro da Fazenda tem quase todos os cargos de destaques nas principais máquinas públicas no Estado do Ceará: o atual governador Cid Gomes (irmão), o futuro prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Roberto Cláudio (pupilo), o futuro presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o correligionário de longa data, o deputado estadual José Albuquerque (PSB), com a possibilidade de indicação do vereador socialista - cirista Elpidio Nogueira (PSB) para presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, para a próxima legislatura ( 2013 – 2016).

A corrente de pensamento administrativo de Ciro Gomes e do Cid Gomes não têm aliado a altura no comando dos principais cargos na política do Estado do Ceará. 

Entrevistado pela equipe de jornalismo da TV União - Ceará - Brasil. O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário