quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Eunício Oliveira e o dilema da sucessão presidencial da Câmara Municipal de Fortaleza


A vitória do candidato da coligação PMDB – PSB para o comando da quinta maior cidade do Brasil gerou um consórcio político – administrativo para comandar a cidade de Fortaleza, como também um pré – acordo para o pleito eleitoral de 2014.

O PMDB seção cearense tem uma liderança consolidada no comando das principais ações políticas, quase uma voz solitária nos debates internos. O senador Eunício Oliveira (PMDB) mantém linha tênue entre os seus interesses particulares na política cearense com as demandas eleitorais do PMDB.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O ato de ser o maior aliado do PSB na política cearense ainda não representou para o PMDB a elevação como o principal parceiro administrativo ou igual nas divisões dos principais cargos públicos de destaque para opinião pública. O PMDB tem peso administrativo aquém do seu peso político – eleitoral.

Os socialistas têm o controle do executivo público do estado, já no próximo ano os mesmos terão o comando da Prefeitura de Fortaleza. O PSB vai indicar pela segunda vez consecutiva o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, sem nenhuma consulta aos aliados no legislativo cearense, isso é quase uma decisão unilateral do grupo político dos Gomes.

Na sede do Conselho Regional de Administração do Ceará. O professor Ilailson Araújo ( CRA-CE) com o jornalista César Espindola, como também a diretora comercial do Jornal O Estado ( Ceará), a publicitaria Elenice Braga.(12/11) 

Os principais cargos da aliança do PMDB com o PSB que os peemedebistas ocupam são as duas vices dos titulares dos principais cargos executivos da política cearense. O vice – governador Domingos Filho (PMDB), que já foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará no primeiro governo de Cid Gomes (2007 – 2010), já começa a construir o seu retorno para o legislativo estadual. O futuro vice–prefeito de Fortaleza, o empresário Gaudêncio Lucena, que sempre foi reconhecido como homem de confiança do senador Eunício Oliveira (PMDB), possivelmente será um secretário municipal com influência nas áreas econômicas e administrativas.

O PMDB começa a ensaiar o desejo de ocupar a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza na próxima legislatura. O PSB tem encontrado dificuldade de fazer a escolha do presidente da casa legislativa municipal, um sub–produto do impasse para escolher o presidente da Assembleia Legislativa. O senador Eunicio Oliveira deverá compactuar com os interesses da sua bancada de vereadores na capital cearense. A indicação de um peemedebista para o comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, por si só vai delinear o projeto macro – político do PMDB como líder do bloco PSB – PMDB no pleito eleitoral de 2014.

Visita ao empresário Alexandre Pereira. O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na companhia do presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará, o professor Ilailson Araújo, na presença do anfitrião da reunião: o empresário Alexandre Pereira.(13/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário