sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Artigo no Portal Ceará Em Off: O movimento político-eleitoral de âmbito cívico: Eunício Oliveira e Tasso Jereissati (EuniTasso)

O meu artigo no Portal do Ceará Em Off. Sexta - feira, 26 de Setembro de 2014. Título: O movimento político-eleitoral de âmbito cívico: Eunício Oliveira e Tasso Jereissati (EuniTasso).

O cidadão- eleitor não tem manifestado publicamente a sua aptidão para votar em determinados candidatos, por isso adota uma postura, mais reservada no espaço privado de sua vida social. Os principais postulantes aos cargos majoritários (Governador/ Senado) não encontraram eco no espaço público da sociedade civil através dos programas eleitorais e das campanhas de ruas. O único movimento espontâneo desse pleito eleitoral é do eleitor tradicional tassista que começa a votar no governamentável peemedebista Eunício Oliveira, em função de identificá-lo como companheiro de chapa majoritária do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB).

No pleito eleitoral de 2010 houve a primeira tentativa de fazer o movimento político-eleitoral EuniTasso, para eleger a dupla Eunicio Oliveira e Tasso Jereissati para as duas vagas disputadas, para o Congresso Alto (Senado).O EuniTasso foi atropelado pela força política do lulismo que federalizou a escolha dos dois senadores vitoriosos da eleição de 2010: José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). A única derrota na carreira do ex-governador Tasso Jereissati em sua trajetória de homem público, que foi considerada intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no quadro eleitoral  das terras alencarinas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve influir com tanta  força no pleito eleitoral de 2014, para governador e senador no Ceará. A eleição tem caráter de ser estadualizada em detrimento do processo federalizado como deseja o governador Cid Gomes (PROS) e o Partido dos Trabalhadores, para benefício da coligação PMDB-PSDB-PR. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) consolidou o maior contingente do eleitorado cearense que vai votar para a única vaga do Senado, por isso será o maior cabo-eleitoral com chance de eleger o  governamentável Eunício Oliveira ainda no primeiro turno.

O cidadão-eleitor definiu a sua escolha para os cargos majoritários nas relações privadas do âmbito cívico, sem muita interferência dos tradicionais atores políticos (Governos /Partidos), por isso da construção simbólica do movimento político-eleitoral EuniTasso não ter como matriz as cúpulas partidárias, mas sim o fato do voto em Tasso Jereissati ser reproduzido para o candidato ao Governo do estado do Ceará, o senador peemedebista Eunício Oliveira, seu companheiro na chapa majoritária.

                                          Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

                       Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político




Nenhum comentário:

Postar um comentário