quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Artigo no Jornal O Estado: Eleitor Silencioso - Marina Silva e os seus eleitores em São Paulo e no Rio de Janeiro

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 04 de Setembro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado. Titulo: Eleitor Silencioso - Marina Silva e os seus eleitores em São Paulo e no Rio de Janeiro.
http://www.oestadoce.com.br/noticia/eleitor-silencioso

A campanha presidencial de 2014, já demonstra ser impar, na maneira do cidadão-eleitor fazer a sua escolha eleitoral de maneira silenciosa, em detrimento das duas maiores estruturas partidárias. O que molda o perfil psicológico do eleitor silencioso é o desejo de mudança na maneira de agir dos seus representantes no executivo e nas casas legislativas. As últimas pesquisas eleitorais (Ibope, CNT-MDA, Datafolha) para presidente da República, mostraram que as duas semanas de Horário Político Eleitoral Gratuito (HPEG), no rádio e na televisão, não  conquistaram os eleitores, que  com o desejo de mudança, estão se afastando das principais candidaturas dos maiores partidos do Brasil: Partido dos Trabalhadores e Partido da Social Democracia Brasileiro. O eleitor-cidadão preferiu uma candidatura com teor personalista do Partido Socialista Brasileiro, nos principais centros urbanos do Brasil.
O levantamento eleitoral feito pelo Instituto Ibope sobre a sucessão presidencial já não deixa dúvida do surgimento desse eleitor silencioso, nos dois maiores estados representativos do centro financeiro do Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo. A presidenciável Marina Silva (PSB) ampliou a vantagem sobre a sua principal concorrente, a petista Dilma Rousseff (PT); pois a  pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (02/09), indicou que tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, já ultrapassou a presidente. Os dois estados concentram 30% do eleitorado do País, com mais de 50% do seu PIB do País.
No Estado do Rio de Janeiro, onde o Partido dos Trabalhadores vencia todas as eleições presidenciais desde 1998, foi o  resultado mais surpreendente pois  a pesquisa mostrou que a presidenciável Marina Silva (PSB) teve 38%, oito pontos a mais que os 30% da pesquisa feita entre 23 e 25 de agosto do Instituto Ibope. A presidente Dilma Rousseff (PT), que estava com 38%, caiu para 32%. Aécio Neves manteve os mesmos 11%. Em São Paulo no levantamento de opinião pública do Ibope, a candidatura socialista de Marina Silva avançou acima da margem de erro de dois pontos percentuais, de 35% para 39%. A presidente Dilma Rousseff (PT) permaneceu estável com 23% e o candidato presidencial da máquina do PSDB paulista, o senador Aécio Neves perdeu dois pontos, de 19% para 17%.
O cidadão-eleitor não tem interesse nos grandes palanques regionais dos dois maiores estados brasileiros, com representação política na opinião pública nacional: Rio de Janeiro e São Paulo. O voto ao estilo personalista demonstra ser fundamental nos próximos dias, para definição da liderança da presidenciável Marina Silva (PSB) na sucessão presidencial de 2014, no primeiro turno.
          Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político. Entrevista para TV Fortaleza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário