terça-feira, 16 de setembro de 2014

Artigo no Blog do Eliomar de Lima - Eunício Oliveira e o Anti - Cid Gomes

O meu artigo no Blog do Eliomar de Lima do Jornal O POVO Online. Terça - feira, 16 de Setembro de 2014. Titulo: Eunício Oliveira e o Anti - Cid Gomes.
Com o título “Eunício Oliveira e a encruzilhada político–eleitoral do Anti–Cid Gomes”, eis artigo do sociólogo e consultor político Luíz Cláudio Ferreira Barbosa.
O governamentável Eunicio Oliveira (PMDB) não foi o candidato natural para suceder o atual governador Cid Gomes (PROS), dentro do grupo hegemônico da política cearense. Pelo contrario, deverá ser o novo líder do anti-Cid Gomes nos próximos anos. Eunício Oliveira esperava ser o candidato da situação com o apoio de quase todas as forças políticas locais, com a certeza de vencer no primeiro turno, mas não foi possível. Por essa razão, ocorreu a aliança, com antigos adversários: Lúcio Alcântara (PR) e Tasso Jereissati (PSDB).
O senador Eunicio Oliveira (PMDB) tem menos de vinte dias para tentar impor uma vitória no primeiro turno da sucessão estadual de 2014 para o Governo do Estado do Ceará aos seus antigos aliados. Eunicio corre contra o tempo e a poderosa máquina político-administrativa sobre a liderança do governador Cid Gomes (PROS) e do Partido dos Trabalhadores. O anti-cidismo é mais uma coligação de partidos do que um projeto político para os próximos pleitos eleitorais.
A construção da primeira frente político-partidária anti-Cid somente foi possível após o esgotamento da relação entre o senador Eunício Oliveira (PMDB) e os seus antigos aliados do condomínio político-administrativo sob a liderança da frente partidária PROS–PT. Eunicio foi obrigado a assumir o papel de líder das forças de oposições aos irmãos Gomes, no pleito eleitoral de 2014.
O governador Cid Gomes (PROS) já esperava a construção de uma coligação partidária (PMDB – PR – PSDB) de ex-aliados contra a candidatura do seu bloco político-eleitoral, na figura do deputado estadual Camilo Santana (PT), para sucessão estadual de 2014. Cid Gomes procura a todo custo uma vitória surpreendente no primeiro turno do pleito eleitoral para impor o domínio do seu grupo na política cearense, nos próximos doze anos. Assim fica, no mínimo, 20 anos no poder.
O senador Eunício Oliveira, independente do resultado do pleito eleitoral de 2014, deverá ser o novo líder do anti-cidismo nos próximos anos. Eunício não esperava estar nessa encruzilhada político-eleitoral, mas não há caminho de volta para uma reconciliação com antigos aliados. O anti-cidismo já tem um liderança que consegue unificar as várias tendências políticas adversárias aos irmãos Gomes.
                * Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.


Nenhum comentário:

Postar um comentário