sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Artigo no Jornal O Estado: Definição Eleitoral - Marina Silva e a estabilidade eleitoral negativa

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 25 de Setembro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: Definição Eleitoral - Marina Silva e a estabilidade eleitoral negativa.
http://www.oestadoce.com.br/noticia/definicao-eleitoral


O final do primeiro turno do pleito eleitoral de 2014, já começa a ficar bem definido de acordo, com as últimas pesquisas eleitorais. Os últimos dez dias, para escolha dos dois presidenciáveis que irão ao segundo turno, já demonstraram que poderão ocorrer várias surpresas. O quadro de definição do cidadão- eleitor é um processo de âmbito privado.

O eleitor tem demonstrado que as suas escolhas para a presidência da República, não é um mosaico de peças bem definidas; mas sim um labirinto de decisões de acordo, com o seu interesse político-administrativo. As informações jorradas nas últimas duas semanas pelos principais presidenciáveis, já definiram os três polos de votos do cidadão- eleitor: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

A penúltima semana do primeiro turno da sucessão presidencial desse ano, já trouxe uma série de pesquisas de opinião pública: CNT-MDA, Ibope, Vox Populi e Datafolha. Os números não são idênticos entre os institutos de pesquisa eleitoral, mas há um cenário provável de segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a presidenciável Marina Silva (PSB),  ocorrendo também uma tímida recuperação de terreno do candidato tucano Aécio Neves nas últimas sondagens.

A presidente Dilma Rousseff (PT) já praticamente tem o seu passaporte carimbado para ir ao segundo turno, pois na reta final da sucessão presidencial, o seu imenso tempo de televisão e rádio, foi fundamental para o aumento da sua popularidade e da intenção de votos válidos nas pesquisas de opinião pública. Dilma Rousseff tem em média algo torno de 36% da fatia do eleitorado no primeiro turno, e num eventual segundo turno pode ficar com 42% das intenções de votos.

A presidenciável Marina Silva (PSB) já entrou num processo de estabilidade eleitoral, com quedas acentuadas nos índices de votos válidos nos principais institutos de opinião pública, na sucessão presidencial. Marina Silva tem em média algo em torno de 28% da fatia do eleitorado no primeiro turno, já num eventual segundo turno poderá ficar com 42% das intenções de votos. Os marineiros acreditam numa votação bem maior no final da apuração do primeiro turno.

O presidenciável tucano Aécio Neves corre contra o tempo para ir ao segundo turno, num eventual duelo com a candidatada petista, como tem acontecido nos últimos três pleitos eleitorais: 2002, 2006 e 2010. Aécio Neves recuperou parte do eleitorado tucano, que havia perdido para candidata socialista, nos últimos dez dias desse primeiro turno, mas sem muita chance de ir ao segundo turno.  

           Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político




Nenhum comentário:

Postar um comentário