quarta-feira, 30 de julho de 2014

Blog do Eliomar de Lima: Eunício Oliveira e Tasso Jereissati – Juntos ou misturados

Com o título “Eunício Oliveira e Tasso Jereissati – Juntos ou misturados?, eis o artigo de Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, consultor político e sociólogo.  Ele analisa o capital político dessa junção de forças. Confira:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/eunicio-e-tasso-juntos-e-misturados/ 

A construção da aliança entre o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o ex- governador Tasso Jereissati (PSDB) não um foi processo trabalhado no campo político-eleitoral, tendo como base projetos comuns. Pelo contrario, o processo foi pragmático, em cima do calendário eleitoral. Essas duas lideranças estão juntas numa chapa majoritária (Governador e Senador), mas ainda não conseguiram mesclar ou juntar os seus capitais políticos.

O senador Eunício Oliveira (PMDB) rompeu, há menos de três meses, com o grupo político do governador Cid Gomes (PROS), por divergência referente a sua não indicação para candidato natural da sucessão do Governo pelo condomínio administrativo-eleitoral da coligação PMDB–PT–PROS. O PMDB acabou por se deslocar para o espectro eleitoral da oposição na política cearense.

A candidatura peemedebista ao cargo de governador não é uma postulação de oposição, mas apenas uma dissidência do antigo bloco dominante da política cearense. Eunício Oliveira já reuniu em torno de sua candidatura ao Governo estadual, outras lideranças que saíram do centro do poder, no caso especifico os ex-governadores Lúcio Alcântara (PR) e Tasso Jereissati (PSDB). A coligação PMDB–PR–PSDB não tem identidade interna, pois esse conjunto é feito de três sub-conjuntos, unidos pelo objetivo de deslocar o grupo dominante da política cearense do centro do poder, no pleito eleitoral de 2014.

A primeira pesquisa de opinião pública para sucessão política no Ceará, feita pelo Ibope, não trouxe grande novidade, já havia a certeza dos bons números dos candidatos da coligação PMDB – PR – PSDB: o candidato ao governo estadual, o senador Eunício Oliveira (PMDB), com um teto máximo na pesquisa estimulada na casa de 45% dos votos válidos, já o seu companheiro de chapa majoritária, para o cargo de senador, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), com um patamar consolidado de 60% dos votos na mesma pesquisa estimulada.

O candidato Eunício Oliveira (PMDB) procura criar várias fissuras na base de apoio do seu principal concorrente, o deputado estadual Camilo Santana (PT), que é apoiado pelo governador Cid Gomes (PROS). A candidatura ao Senado do empresário Tasso Jereissati (PSDB) procura transformar o pleito eleitoral numa espécie de plebiscito para devolver a vaga do Parlamento Alto ao seu ex-inquilino. Eunício Oliveira e Tasso Jereissati não desenvolveram ainda uma estratégia conjunta de trabalho, em relação aos pontos comuns de seus respectivos grupos políticos.

O PMDB não abre mão de apoiar a candidatura da presidenciável Dilma Rousseff (PT) no palanque do seu candidato Eunício Oliveira, devido a isso existirá uma estrutura a parte da campanha tucana do candidato ao Senado, o ex – governado Tasso Jereissati, que vota no presidenciável Aécio Neves. O problema dessa coligação não é o objetivo de derrotar o grupo político dos irmãos Gomes, mas a dificuldade em unificar os interesses conflitantes entre os seus integrantes.

* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo e Consultor Político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário