quinta-feira, 24 de julho de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Alerta Vermelho - Dilma Rousseff e os números negativos da economia

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 24 de Julho de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
Durante o mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), uma economia em desaceleração foi contida pela criação de empregos e pela demanda de consumo. Dados publicados nos últimos dias já apontam que a economia está mudando de cenário: queda na criação de emprego; queda no consumo interno.
A equipe econômica do governo federal já reavaliou o crescimento de vagas de trabalhos, para somente 1 milhão de novos empregos, com carteira assinada, pois a previsão anterior, era a criação de 1 milhão e 500 mil novos empregos de carteira assinada. Saldo negativo de menos 500 mil vagas de empregos no mercado de trabalho. O Ministério do Trabalho já não acredita na continuação do processo de pleno emprego em 2015.
Nesta terça-feira, o governo reduziu suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 para 1,8 por cento, ante 2,5 por cento. No mercado, já há estimativas de crescimento abaixo de 1 por cento. A presidente Dilma Rousseff (PT) não esperava esse cenário negativo do crescimento do PIB, para o período de renovação eleitoral do seu mandato a frente do Planalto.
A presidente Dilma Rousseff (PT) começa a perder a capacidade político-eleitoral de vencer o pleito eleitoral de 2014, no primeiro turno. Nos últimos dias, tivemos três grandes pesquisas do quadro sucessório da Presidência da República: Datafolha, Sensus e Ibope. Dilma Rousseff (PT) mantém a  média de 36% na preferência do eleitorado, no cenário de primeiro turno, já os seus principais oponentes bem atrás: Aécio Neves (PSDB) em torno de 20% e o Eduardo Campos (PSB) com média de 8% nas pesquisas estimuladas. Nos cenários de segundo turno, já temos empate técnico entre os candidatos do PT  e do PSDB.
A coligação da candidata Dilma Rousseff (PT) tem grande vantagem em relação aos adversários na propaganda de TV. Enquanto ela terá 11 minutos e 48 segundos para alardear as ações do governo e novas propostas, o candidato do PSDB, senador Aécio Neves, terá 4 minutos e 31 segundos, e o Eduardo Campos, candidato do PSB, terá apenas 1 minutos e 49 segundos.
A equipe de marketing da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) vai criar uma série de campanhas publicitárias no período do programa eleitoral gratuito (televisão e rádio), para diminuir o impacto das noticias negativas na área da economia. Os principais candidatos de oposições vão ao sentido contrario, em seus programas eleitorais irão atacar direto nos números negativos do Planalto. O mercado financeiro já acendeu o alerta vermelho para as equipes econômicas dos principais presidenciáveis.
Entrevista do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa para TV Fortaleza
Entrevista do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa para TV União


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