quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Heitor Férrer e o Renato Roseno em momento de reavaliação dos seus capitais políticos para 2013


As grandes surpresas do pleito eleitoral para prefeito da capital, desse ano, no primeiro turno foram os candidatos que conquistaram a preferência da classe média fortalezense: o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), com quase 260 mil votos, assim como o advogado Renato Roseno (PSOL), que teve aproximadamente 160 mil votos.

Ambos os ex – prefeituráveis desapareceram dos noticiários políticos, como também dos principais veículos alternativos ( Facebook, Twitter) de comunicações, num momento essencial de discussão das políticas públicas, para a próxima administração  municipal de Fortaleza. O debate público não tem um catalisador político de caráter oposicionista, somente uma discussão por parte da base governista do futuro prefeito, mas ainda temos uma parte da classe média fortalezense, ainda descontente, com essa demonstração de isolamento da cúpula da coligação do PMDB – PSB na escolha do futuro secretariado da maior cidade do Estado do Ceará.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Heitor Férrer e o isolamento em relação a sua antiga coligação partidária (PPS – PDT)

O deputado estadual Heitor Férrer está isolado dentro da antiga coligação partidária (PPS – PDT) que apoiou a sua candidatura ao executivo municipal de Fortaleza. O presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, ainda pretende manter a sua aliança, com o PSB a nível estadual, como também fará parte da nova administração municipal do futuro prefeito fortalezense, o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB). .

O empresário Alexandre Pereira que é o atual presidente estadual do Partido Popular Socialista, já começa um processo avançado de fazer parte da gestão municipal de Fortaleza, como também de ser convidado para administração pública do Governo estadual. Heitor Férrer tem capital político mesmo sem apoio de seus pares.  

O deputado estadual pedetista vai em direção a uma aliança branca com o ex – governador Lúcio Alcântara (PR), em função do adversário comum. O Partido da República necessita com certa urgência absorver o discurso anti – Cid Gomes do eleitorado heitorzista, para beneficio eleitoral do futuro vereador,  capitão Wagner, no púlpito da Câmara Municipal de Fortaleza.

Heitor Férrer (PDT) tem um recall eleitoral fabuloso, que será alimentado por suas denúncias na Assembleia Legislativa do Ceará, com transmissão quase diária na televisão estatal e na rádio pública, com enorme repercussão nos principais jornais cearenses.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa na cafeteria Fran's Café - Pátio Dom Luis. O proprietário do estabelecimento comercial,  o empresário Marcello Araripe. (06/12/2012)

Renato Roseno e a concretização do PSOL entre os ambientalistas fortalezenses

O Partido Socialista e Liberdade faz silêncio em relação a sua estratégia política – partidária, como maior agremiação oposicionista ao prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB), com representatividade na sociedade civil organizada. A bancada parlamentar municipal do PSOL tem coesão de discurso ideológico com os setores ambientalistas das classes médias da cidade de Fortaleza. Esse capital político será reforçado com os setores progressistas da atual gestão municipal, pois as mesmas serão oposicionistas ao futuro governo municipal do 
Roberto Cláudio (PSB) com apoio do governador Cid Gomes (PSB).

O advogado Renato Roseno mantém boa discussão nas redes sociais com o seu eleitorado tradicional, esse elo entre o jovem político e o seu eleitor fica mais fortalecido a cada pleito eleitoral, sem dúvida temos uma nova geração de eleitores de esquerda pró - PSOL.

O PSOL tende a crescer como a principal bancada na Câmara Municipal de Fortaleza, pois existe um grande vácuo, após a derrota da maioria dos vereadores da bancada oposicionista da atual prefeita, e por outro lado os remanescentes desse antigo grupo parlamentar serão absorvidos pela futura gestão municipal.


P.S: A bancada do Partido dos Trabalhadores será maior base parlamentar de oposição ao prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB). O vereador eleito Deodato Ramalho (PT) me chamou atenção para esse erro de análise. Concordo, com a deferência do parlamentar petista.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa a cafeteria Dona Xícara - Livraria Saraiva - Shopping Iguatemi Fortaleza, nas companhias do professor Dimas Macedo e do proprietário, o empresário Gerson Sanford. (04/12/2012)



2 comentários:

  1. Admiro e respeito os seus comentários. Contudo, permito-me discordar da referência que faz ao que seria "a maior bancada" de oposição à próxima gestão. Esqueceu o amigo que a nossa bancada será o dobro da bancada do PSOL. A nossa bancada já deixou claro qual será o nosso rumo, lembrando que oposição firme, combatente, não significa negar tudo. Faço, assim,esse reparo. Deodato Ramalho, vereador eleito/PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem - vindo meu querido amigo Deodato Ramalho. A sua observação será acatada.

      Excluir