quinta-feira, 31 de maio de 2012

O eleitorado tassista – Voto de oposição





O ex-senador Tasso Jereissati sempre manteve um eleitorado cativo nas eleições de disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

O seu primeiro candidato na capital foi o ex- governador Ciro Gomes, foi  a única vitória do tassismo. O segundo candidato foi o ex-secretário e empresário Assis Machado, não foi vitoriosa, mas sempre manteve uma média eleitoral de mais de 20% dos votos válidos. A terceira candidatura sobre o patrocínio do tassismo, nesse período foi a procuradora Socorro França, que manteve aproximadamente o patamar de 18% do eleitorado fortalezense. As últimas três candidaturas ( Patrícia – Cambraia – Patrícia) tassistas sempre mantiveram algo em torno de 18 % dos votos válidos.

O ex- deputado federal Moroni Big Torgan tem média de 22% até 27% do eleitorado fortalezense, onde o mesmo sempre bate no teto, por causa da rejeição dos votos tassistas, nesse momento necessita avançar na aliança com o PSDB.

O deputado estadual Heitor Férrer caminha para limitação do seu espectro político – eleitoral, o seu eleitor por natureza é anti – cidista, por outro lado não é anti – Luzianne, o mesmo perde o eleitorado de centro – esquerda para pré-candidatura Renato Roseno (PSOL), e para o futuro pré – candidato do Partido dos Trabalhadores.

O voto moronista já é consolidado em função das últimas eleições municipais ( 2000 – 2004 – 2008 ) e já começou um trabalho de diminuir as arestas com o tucanato, com isso procura atingir o patamar de mais de 35% da preferência eleitoral nas próximas pesquisas.

Heitor Férrer tem dificuldade de fazer essa manobra de aproximação com o empresário Tasso Jereissati, mas sem dúvida herdaria parte do eleitorado tassista que é anti – Moroni pela natureza dos últimos embates eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário