segunda-feira, 28 de maio de 2012

Moroni Torgan - Nova leitura do mito





O ex-deputado federal  Moroni  Big Torgan ainda é uma esfinge para política cearense. A trajetória da carreira parlamentar demista no Congresso baixo ( Câmara) foi vitoriosa, com três mandatos. Na área do executivo estadual foi duas vezes secretário, na área de Segurança Pública, como também ocupou o cargo de vice – governador, no segundo mandato do ex-governador Tasso Jereissati.

A sua primeira candidatura para o Paço Municipal de Fortaleza ocorreu em 2000, nessa eleição, o mesmo ficou em terceiro lugar. Na sua segunda tentativa ao executivo municipal, no pleito eleitoral de 2004, a sua campanha foi vitoriosa no primeiro turno, porém, não repetiu o mesmo fenômeno nas urnas no segundo turno. 

A última campanha,como candidato para prefeito de Fortaleza, não teve o resultado desejado,sendo derrotado logo no primeiro turno do pleito eleitoral de 2008. O fim da carreira política do Moroni Torgan foi decretado pelos analistas políticos e jornalistas, como também festejado por seus adversários. 

Esteve ausente dos noticiários e da blogosfera na área do jornalismo político, durante quase três anos em sua missão religiosa na cidade de Lisboa (Portugal). Em apenas duas semanas, o imaginário popular ressuscitou o carismático Moroni Torgan, como representante de uma pré-candidatura de oposição radical a atual administração municipal: o anti – candidato ao projeto continuísta da prefeita de Fortaleza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário