sexta-feira, 13 de outubro de 2023

O Fim do Bloco Oposicionista Cearense: União Brasil e Partido Liberal

 



O antigo bloco partidário oposicionista estadual se desfez após o pleito eleitoral de 2022, pois o União Brasil (UB) tornou-se base aliada do Governo Federal, com cargos nas autarquias federais, em solo cearense; já a nível de Governo Estadual a ala do prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa, do União Brasil mantém uma excelente relação política-institucional com o governador Elmano de Freitas (PT), sem interesse em ser oposicionista ao Governo Estadual.

O presidente estadual do Partido Liberal, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, se tornou aliado do prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), pois o PL já ocupou alguns cargos nas autarquias da capital cearense. Acilon Gonçalves e o deputado federal Júnior Mano são aliados informais do Governo Estadual. 

A direção estadual do Avante foi entregue ao comando do grupo político do presidente nacional do PDT, o deputado federal André Figueiredo no início deste ano. O Avante está na base aliada da prefeitura de Fortaleza. O deputado estadual do Avante, o empresário Stuart Castro é da base governista do governador Elmano de Freitas (PT), sem interesse de ser oposicionista nos próximos meses. 

O presidente estadual do PSD, o ex-deputado estadual Domingos Filho, já retornou a base governista do governador Elmano de Freitas (PT) através do capital político-eleitoral do deputado federal, Célio Studart, na cidade de Fortaleza. Domingos Filho deixou a base aliada do prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), sem garantia de espaço administrativo no Governo Estadual, pois o governador Elmano de Freitas entregou uma secretaria estadual ao deputado federal Célio Studart e não ao PSD seção regional.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário