sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Carmelo Neto é Sólido - André Fernandes é Gasoso

 






A direção nacional do Partido Liberal (PL) desmembrou o diretório municipal de Fortaleza do diretório estadual do Ceará, em síntese são duas instituições independentes. O presidente regional do Partido Liberal, o médico Acilon Gonçalves, e o deputado federal, Júnior Mano, vão manter uma boa relação com o atual prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), pois ambos ocupam cargos administrativos no maior município cearense.


O presidente do diretório municipal de Fortaleza do Partido Liberal, o deputado federal André Fernandes, tem total autonomia para lançar uma candidatura própria ao cargo de prefeito da capital cearense, no próximo ano. André Fernandes tentará ser candidato a prefeito de Fortaleza, porém, somente o apoio da militância bolsonarista é um capital político-ideológico muito pequeno para essa empreitada eleitoral, pois representaria apenas um posicionamento retrógrado pró-Jair Bolsonaro perante a maioria do eleitorado conservador-liberal fortalezense. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que a pré-candidatura a prefeito de Fortaleza do deputado federal, André Fernandes (PL), apenas ficaria num estado gasoso político-eleitoral, porém, teria numa passagem para o estado sólido aproximadamente 5% dos votos válidos, em qualquer pesquisa de opinião pública sobre a eleição de Fortaleza. 


No caminho inverso a pré-candidatura do deputado estadual, Carmelo Neto (PL), ultrapassou a média de 5% dos votos válidos nas consultas eleitorais, e já caminha para ficar entre 8% até 11% nas próximas pesquisas estimuladas, para o cargo de prefeito de Fortaleza. Carmelo Neto se consolidou como o pós-bolsonarismo num eleitorado de direita antipetista, todavia, não vai dar o seu voto útil a uma candidatura de centro-direita centrista. O estado sólido político-eleitoral do deputado estadual, Carmelo Neto, é permanente no eleitorado de direita fortalezense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário