quarta-feira, 24 de maio de 2023

Eunício Oliveira (MDB) e a Federação Partidária (PSDB e Cidadania)

 




 

A Consultoria LCFB felicita a recondução do presidente estadual do MDB, o deputado federal Eunício Oliveira, à frente da executiva cearense emedebista, no início do mês de maio. Eunício Oliveira já comanda há quase vinte e cinco anos o destino do MDB cearense. É muito provável a entrada do MDB nacional na federação partidária Cidadania e PSDB, nos próximos dias. 

 

O presidente nacional do PSDB, o governador gaúcho Eduardo Leite, e o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), com o auxílio da ministra do Planejamento, Simone Tebet, já formam o triunvirato da reunificação do MDB e o PSDB (Cidadania), via uma federação partidária. É muito provável que o processo se finalize antes das eleições municipais de 2024. 

 

A Consultoria LCFB trabalha com a hipótese da conclusão da entrada do MDB nacional na federação partidária Cidadania e PSDB. Na política cearense a criação da federação partidária entre o MDB e o PSDB-Cidadania, é sem dúvida uma oportunidade única para o deputado federal, Eunício Oliveira (MDB), pois o próprio poderia ser o presidente estadual da nova federação partidária. Eunício Oliveira tem noção do peso político-eleitoral do MDB local perante os seus futuros aliados numa federação partidária: PSDB e Cidadania. 

 

A seção cearense da federação partidária MDB e PSDB-CIDADANIA tem condição de definir os pleitos eleitorais de 2024, nos seguintes municípios: Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e até mesmo em Fortaleza. É importante a compreensão deste novo desenho do mapa partidário local, com o surgimento da federação partidária MDB e PSDB-CIDADANIA. Há apenas uma remota chance da não entrada do MDB nacional na federação partidária Cidadania e PSDB, por isso acreditamos que essa nova Federação partidária irá provavelmente acontecer antes das eleições de 2026, com a participação também da direção nacional do Podemos. 

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - executivo da Consultoria LCFB 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário