terça-feira, 7 de março de 2017

Camilo Santana e a Nova Política de Conciliação no Ceará - Lúcio Alcântara e Camilo Santana




O governador Camilo Santana (PT) demonstra capacidade ímpar de diálogo, com as lideranças da base aliada do presidente Michel Temer (PMDB), na política cearense. Camilo Santana se aproximou do presidente estadual do PSB, o deputado federal Danilo Forte, com resultados positivos na relação política-administrativa Ceará - Brasília. O chefe do executivo estadual mantém excelente relação pessoal, com o senador Tasso Jereissati (PSDB), e o seu grupo político.


O ex-governador Lúcio Alcântara, atual presidente estadual do Partido da República,  começa um processo de aproximação no campo pessoal, com o governador Camilo Santana (PR). Lúcio Alcântara não tem nenhuma inimizade pessoal ou política, com Camilo Santana, com isso deixa aberta a possibilidade de uma futura aliança com o governador, bem ao estilo do deputado federal Danilo Forte (PSB). O lucismo e o tassismo são anti-Ferreira Gomes, mas são considerados oposicionistas moderados ou aliados informais do Governo Estadual.


A política da conciliação do governador Camilo Santana (PT) tem muita semelhança com o grande Pacto Pelo Ceará, em torno do ex-governador Virgílio Távora, no início dos anos 60 no século passado. Camilo Santana não vai romper com o ex-governador Cid Gomes (PDT), mas deverá virar aliado do presidente Michel Temer (PMDB) após a sua transferência para nova agremiação partidária ligada ao Palácio do Planalto ou Governo Federal. As opções de partidos: PSB, PPS e PSDB. O PR poderá vir ser a quarta opção, para o chefe do executivo do Governo Estadual. 


O presidente Michel Temer (PMDB) tem no seu aliado, o deputado federal Danilo Forte (PSB), um importante elo de ligação e diálogo, com o governador Camilo Santana (PT), nos últimos dez meses. Michel Temer sabe que será questão de tempo  ter o PPS do empresário Alexandre Pereira e o DEM do vice-prefeito Moroni Torgan (Fortaleza), no primeiro escalão do Governo do Estado do Ceará, com a saída do governador cearense do quadro partidário do Partido dos Trabalhadores . O anti-Ferreira Gomes não é o anti-Camilo Santana. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Fortaleza, 07 de Março de 2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário