quinta-feira, 9 de março de 2017

Danniel Oliveira e a nova fase do Eunicismo-Peemedebista



O Senador Eunício Oliveira já comanda o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) secção estadual do Ceará há quase duas décadas. Eunício Oliveira conquistou a presidência peemedebista cearense e o primeiro mandato de deputado federal, no ano de 1998. O PMDB local tem corrente política dominante sob a liderança do atual presidente do Senado, mas começa a surgir uma nova liderança estadual que é o deputado estadual Danniel Oliveira. 


O eunicismo-peemedebista cresceu de acordo, com o acúmulo de força política do senador Eunício Oliveira nos seus três mandatos (1998-2002-2006) de deputado federal, e o mandato atual no Congresso Alto (Senado). A primeira eleição do deputado estadual, Danniel Oliveira, foi no pleito eleitoral de 2010, com apoio de um pequeno grupo de familiares, amigos e simpatizantes da corrente eunicista no PMDB. Danniel Oliveira muito cedo compreendeu que somente o fato de ter um sobrenome reconhecido politicamente, não era bastante, para se constituir como liderança peemedebista cearense.


No período legislativo de 2011 até 2014, o deputado estadual, Danniel Oliveira, fez parte da base aliada do Governo do Estado do Ceará, mas houve o rompimento do PMDB, com os antigos aliados. Danniel Oliveira conquistou um papel importante de articulador político-parlamentar da candidatura de governador da chapa peemedebista, como principal responsável pela aproximação do ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e do senador Eunício Oliveira, que foi o ponta pé inicial da coligação PR-PMDB-PSDB e outros partidos. A reeleição para ocupar vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, já o credencia como o novo líder do eunicismo-peemedebista. 


O presidente do Senado, o cearense Eunício Oliveira, em função do momento histórico do Brasil, deverá ter agenda política-institucional lotada à frente do Congresso, o que naturalmente irá afastá-lo do dia-a-dia da política local. O deputado estadual Danniel Oliveira deverá ser o principal articulador político-parlamentar do PMDB local, na construção de uma nova fase da corrente eunicista, como ponte de alianças das várias forças partidárias oposicionistas, para o pleito eleitoral de 2018.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
 
Fortaleza, 09 de Março de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário