terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

André Figueiredo e o Salmito Filho na Construção do Novo Trabalhismo Fortalezense



O presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, sempre procurou transformar a sua agremiação partidária, no maior partido de centro-esquerda do Ceará. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho (PDT), sempre buscou construir a maior bancada no legislativo da capital cearense. André Figueiredo e Salmito Filho têm compreensão da necessidade do realinhamento do discurso ideológico do diretório municipal de Fortaleza, que servirá como modelo do novo trabalhismo, para os outros diretórios municipais pedetistas. 


O deputado federal, André Figueiredo, foi o grande responsável, por trazer o ex-governador Cid Gomes e o seu grupo político-administrativo ao Partido Democrático Trabalhista secção Ceará. André Figueiredo compreendeu a necessidade de adiar o processo lento e gradual de crescimento da agremiação partidária pedetista, para acomodar o maior grupo político local, sempre deixando claro que a simbiose entre cirismo-cidista e o trabalhismo, não seria muito difícil, pois ambos têm quase o mesmo discurso ideológico: pró-social e nacionalista. 


O vereador Salmito Filho quando assumiu a presidência do legislativo municipal de Fortaleza, no ano de 2015, foi o responsável pela construção da maior bancada pedetista da capital cearense, nos últimos vinte anos. Salmito Filho tem origem política nas lutas sociais, mas sempre teve ligação fraternal, com as bandeiras históricas do trabalhismo brizolista. A probabilidade da eleição de dois ou três deputados estaduais da bancada de vereadores pedetistas, já é por si só o principal motivo de transformar o diretório municipal de Fortaleza, num fórum permanente de recriação do trabalhismo cearense, para o pleito eleitoral de 2018.


O deputado federal André Figueiredo incentivou a palestra do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, no IV Seminário Nacional de Vereadores do PDT, que aconteceu no Hotel Nacional, em Brasília-DF, na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de Fevereiro de 2017. Salmito Filho fez parte da mesa de palestrantes. Tema: O Trabalhismo e a nova gestão pública municipal – Desafios à construção de um mandato transparente e participativo. O PDT fortalezense terá lugar de destaque na reestruturação do trabalhismo cearense, com repercussão na campanha presidencial de Ciro Gomes no Partido Democrático Trabalhista, no próximo ano.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
 
Fortaleza, 21 de Fevereiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário