terça-feira, 21 de março de 2017

Tasso Jereissati é o futuro político-administrativo de Roberto Cláudio? Não!



O prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PDT), procurou construir uma boa relação pessoal, com o senador Tasso Jereissati (PSDB), após o fim da campanha eleitoral de 2016. Roberto Cláudio tem enorme dificuldade em manter parceria mais consistente na área administrativa, com o presidente Michel Temer (PMDB). O PMDB nacional é o maior empecilho para as parcerias de políticas públicas do Governo Federal e a Prefeitura de Fortaleza.


O senador Tasso Jereissati (PSDB) se empenha em ajudar o governador Camilo Santana (PT), nas liberações dos recursos econômicos na Esplanada dos Ministérios (Brasília),porém não tem o mesmo empenho, em ajudar o prefeito fortalezense. Roberto Cláudio iniciou um processo de aproximação, com o senador Tasso Jereissati, adotando o modelo operacional eficiente desenvolvido por Camilo Santana, para diminuir a zona de atrito político, com os tassistas-tucanos.


O ex-governador Cid Gomes (PDT) tem enorme influência política-administrativa na Prefeitura de Fortaleza. Cid Gomes foi o grande responsável pela carreira meteórica do prefeito Roberto Cláudio (PDT) nos últimos anos (2010-2017). O cidismo-robertista não teve origem no tassismo e funcionou como um contraponto ao mesmo. O PSDB nacional não reagirá  muito bem a essa aproximação do senador tucano cearense com o pupilo político do futuro presidenciável Ciro Gomes (PDT), que é oposicionista histórico da tucanada paulista. 


O futuro político-administrativo do prefeito Roberto Cláudio (PDT) não vai depender do senador Tasso Jereissati (PSDB), nos corredores da Esplanada dos Ministérios ou no Governo Federal. Tasso Jereissati deverá avançar na relação pessoal com Roberto Cláudio, mas não tem interesse de confrontar a sua agremiação partidária e os seus eleitores tradicionais, que são oposicionistas históricos aos Ferreira Gomes. O pré-candidato presidencial, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), não poderia deixar ou permitir essa relação institucional entre os ciristas-cidistas, com os aliados cearenses do governador tucano Geraldo Alckmin (SP) e do prefeito de São Paulo, o neotucano João Doria, que são adversários declarados do próprio Ciro Gomes, na eleição presidencial do próximo ano. 




Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político 


Fortaleza, 21 de Março de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário