quarta-feira, 29 de março de 2017

Moroni Torgan é prefeito em exercício de Fortaleza



O homem público Moroni Big Torgan (DEM) sempre desejou ocupar o cargo de prefeito de Fortaleza de maneira plena. Moroni Torgan será chefe do executivo municipal da capital cearense até o término desse final de semana. O primeiro prefeito de centro-direita nos últimos nove anos, no comando da maior cidade do Estado do Ceará. O Democrata faz parte da base aliada do presidente Michel Temer (PMDB).


O cidadão-eleitor conservador fortalezense não conseguiu eleger o prefeito interino, Moroni Torgan, nas suas quatros tentativas eleitorais: 2000 - 2004 - 2008 - 2012. A principal liderança direitista fortalezense faz parte de uma administração pública de centro-esquerda tendo à frente o prefeito reeleito, Roberto Cláudio (PDT), que adotou o ideário econômico neoliberal de redução dos gastos públicos, na sua atual gestão.


O governador Camilo Santana (PT) não tem liderança de perfil conservador, com forte apelo midiático nos setores populares, como o prefeito em exercício, Moroni Torgan (DEM), no primeiro escalão do Governo do Estado do Ceará. Camilo Santana vai acompanhar o desempenho político-administrativo do democrata Moroni Torgan, à frente da área de segurança pública da capital. Moroni é o principal líder do eleitorado neo-conservador cearense. A onda direitista no Brasil e no Ceará pode ameaçar a reeleição do atual chefe do executivo do Estado do Ceará.


O prefeito em exercício Moroni Big Torgan (DEM) aprendeu fazer aliança pontual, com o condomínio político-administrativo do ex-governador Cid Gomes (PDT), como aliado de primeira ordem , na atual conjuntura política. Moroni Torgan deverá ser candidato ao Senado no próximo pleito eleitoral de 2018, em função do crescimento do perfil conservador entre os eleitores cearenses, mas o seu grande desafio é a construção de um grupo político estadual, sem depender dos votos pró-Ciro Gomes (PDT) de perfil progressista. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político

Fortaleza, 29 de Março de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário