quarta-feira, 8 de março de 2017

João Doria é a antítese de Michel Temer? Parte 01



O presidente Michel Temer (PMDB) representa ou personifica o vazio político-administrativo do Governo Federal. O prefeito de São Paulo, o empresário João Doria (PSDB), representa o super-executivo no imaginário popular. Michel Temer está totalmente refém dos desdobramentos jurídicos do Lava-Jato sob a supervisão do juiz Sérgio Moro, com probabilidade de renúncia ou cassação do atual chefe do executivo. João Doria vai tomar o comando nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), como provável presidenciável do espectro eleitoral de centro - direita, sem adversário, sem aliados inconvenientes. 


O presidente Michel Temer (PMDB) tem o controle do Congresso Nacional (Câmara e Senado), com boa equipe administrativa na área econômica, e para completar mantém excelente relação política, com os grupos de pressões dos setores organizados da sociedade civil. Michel Temer não tem apoio popular, com quase doze meses de mandato presidencial, pois o seu nível rejeição administrativa é bem semelhante do último ano de mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O comando nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro deverá ser varrido pela operação Lava-Jato, nos próximos dias, com isso ficará um enorme vazio administrativo no Governo Federal. 


O prefeito João Doria (PSDB) tem o controle da Câmara Municipal de São Paulo, assim como tem agenda política-administrativa propositiva ao cidadão paulistano e ao cidadão brasileiro. João Doria é o novo exemplo de político construído exclusivamente nas redes sociais, com isso o seu mandato é on-line vinte quatro horas, para uma plateia formada pelo cidadão-contribuinte que se satisfaz politicamente, com as suas peças publicitárias institucionais e informais, sem nenhum vínculo, com os representantes partidários tucanos e os seus aliados. 


Os grandes atos políticos do presidente Michel Temer (PMDB) se tornam pequenos, em repercussão entre os formadores de opinião pública, pois não têm eco ou ressonância na classe média tradicional dos grandes centros urbanos. Os pequenos atos políticos do prefeito João Doria (PSDB) são agigantados pelos formadores de opinião pública, com grande estardalhaço nas redes sociais, com apoio de uma plateia cibernética na faixa etária de 16 até 35 anos, na sua grande maioria. João Doria tem a simpatia política da classe média brasileira, em boa parte dos municípios da Federação. O presidente Michel Temer está sendo eclipsado pelo prefeito João Doria no espaço público do debate administrativo, nas mídias tradicionais (Jornal, Televisão e Rádio) e nas redes sociais. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Fortaleza, 08 de Março de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário