domingo, 2 de novembro de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Votos Indecisos

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 23 de Outubro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: Votos Indecisos - O eleitor indeciso pode eleger: Aécio Neves ou Dilma Rousseff.

http://www.oestadoce.com.br/noticia/votos-indecisos

O final do segundo turno do pleito eleitoral de 2014 será marcado pela indefinição até a abertura da contagem dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral nesse domingo, 26 de outubro de 2014. Entre os candidatos a presidência  Dilma Rousseff (PT) e  Aécio Neves (PSDB), a única certeza é de que a sociedade civil está dividida em todas as esferas sociais.
A pesquisa de opinião do CNI-MDA na última segunda-feira trouxe um cenário de equilíbrio entre os presidenciáveis na simulação dos votos válidos: Dilma Rousseff (PT) com 50,5% e o seu adversário Aécio Neves (PSDB) na casa dos 49,5%, num cenário de empate técnico. Os institutos Vox Populi e Datafolha  trouxeram resultados semelhantes no mesmo dia, nos cenários de votos válidos: Dilma Rousseff 52% e Aécio Neves 48%, com probabilidade de vitória da atual mandataria do Planalto.
O instituto Datafolha apresentou uma segunda pesquisa durante essa semana nessa quarta-feira, 21 de outubro de 2014, com a manutenção do quadro de empate técnico dentro da margem de erro de 2% para cima ou para baixo, mas com vantagem para a presidente Dilma Rousseff (PT) no cenário de votos válidos, onde a mesma tem 52% contra apenas 48% de Aécio Neves (PSDB). Os votos dos indecisos sem dúvida serão a chave da vitória nessa eleição.
Os eleitores indecisos oscilaram de 6% para 4%, enquanto eleitores que vão votar em branco e nulo passaram de 5% para 6% na ultima pesquisa do Datafolha. O cidadão- eleitor que mantém uma certa indefinição em relação ao seu voto final, sem dúvida será o responsável pela eleição do futuro presidente do Brasil. Os candidatos não conseguiram ainda conquistar a confiança desse seleto grupo de eleitores.
A presidente Dilma Rousseff (PT) procura atrair os eleitores indecisos das regiões Norte e Nordeste, principalmente entre as mulheres; já o presidenciável tucano procura alcançar estes eleitores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos segmentos sociais com maior instrução escolar e renda em todo Brasil. As redes sociais vão ser o instrumento de alcance desse segmento de eleitores, mas, no domingo, os simpatizantes de ambas as candidaturas irão fazer uma campanha corpo a corpo atrás desse precioso voto.
Os votos dos indecisos terão um peso fenomenal na reta final do segundo turno. O cidadão-eleitor que não cristalizou a sua opção eleitoral ou pretende votar em branco ou nulo, sem dúvida será um caso de análise política após o término desse pleito eleitoral, pois nunca tão poucos decidiram o futuro de tantos.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.



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