domingo, 23 de novembro de 2014

Artigo no Jornal O Estado: O alinhamento político de Dilma Rousseff (PT) e do Geraldo Alckmin (PSDB)

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 20 de Novembro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: O alinhamento político de Dilma Rousseff (PT) e do Geraldo Alckmin (PSDB).
http://www.oestadoce.com.br/noticia/alinhamento-politico


A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá fazer um grande alinhamento político nos próximos dias, em relação aos seus aliados, como também em relação aos seus adversários. Dilma Rousseff precisa fazer uma reforma ministerial num momento de efervescência político-social, no final do seu atual mandato presidencial.
O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores procura interferir nas indicações ministeriais do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), como no caso especial da indicação da nova equipe econômica. O PT deseja, na pior hipótese, a manutenção da sua atual participação no quadro administrativo da Esplanada dos Ministérios. O Planalto terá dificuldade de segurar o ímpeto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer a indicação do futuro ministro da Fazenda.
O vice-presidente Michel Temer deverá negociar o espaço administrativo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro na reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT).  Michel Temer não barrou a candidatura peemedebista do deputado federal Eduardo Cunha (RJ), para presidência da Câmara no próximo biênio (2015-16); com isso, a bancada parlamentar já declarou apoio ao companheiro de legenda.
O PMDB quer manter o controle das cinco pastas que comandou durante o primeiro mandato: Previdência, Agricultura, Minas e Energia, Turismo e Aviação Civil. O PMDB não aceita ficar menor numa futura reforma ministerial. A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá fazer um remanejamento de peemedebistas para outras pastas do primeiro escalão do governo federal, com intuito de manter o PMDB também do mesmo tamanho na máquina administrativa.
O Partido da Social Democracia Brasileiro saiu do processo eleitoral de 2014, para Presidência da República, com um discurso mais radical na área político-administrativa, em relação à presidente Dilma Rousseff (PT). O PSDB  precisa de uma boa relação com o Planalto, em função da crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo. O governador reeleito paulista, o médico Geraldo Alckmin, já estendeu o tapete vermelho ao Planalto, como o seu futuro maior aliado político-administrativo, nesse momento de crise nas duas principais administrações públicas do Brasil.
O alinhamento político do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT) vai ser a maior aliança branca da política brasileira no ano de 2015. Dilma Rousseff terá mais dificuldade, com os seus dois principais aliados partidários (PT e PMDB) do que com o seu adversário tradicional, para acomodá-los na reforma ministerial.
                                    Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.



Nenhum comentário:

Postar um comentário