domingo, 2 de novembro de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Reforma Política

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 30 de Outubro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado.Titulo: Reforma Política - Dilma Rousseff e o confronto com o PMDB - Congresso

http://www.oestadoce.com.br/noticia/reforma-politica-2

No domingo, após o resultado final que confirmava a sua reeleição para a Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff (PT), no seu discurso de agradecimento aos correligionários e simpatizantes, foi bem enfática ao falar sobre a necessidade da Reforma Política no início do próximo ano. Dilma Rousseff trouxe à tona uma pauta propositiva que não foi discutida nos últimos vinte anos pelo Planalto em conjunto, com o Congresso.
O presidente do Senado, o congressista peemedebista Renan Calheiros (AL), não esperava esse debate público após quase todo mês de outubro de extremos embates entre as forças políticas da base governista e da frente da oposição no segundo turno. Renan Calheiros deverá propor uma pauta interna, com propostas de uma minirreforma política discutida em conjunto no Senado e na Câmara, para depois encaminhar ao veto da presidente Dilma Rousseff (PT).
O Planalto pretende mobilizar os seus principais aliados no Congresso para transformar a Reforma Política num referendo ou plebiscito no intuito de abrir uma agenda compartilhada com a sociedade civil, como ponto de aproximação e diálogo com as classes médias altas e os meios de comunicação. O Congresso não esperava que essa nova agenda da Reforma Política saísse do seu controle para ser votada e decidida no primeiro momento numa consulta popular, para depois retornar para a mesma.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores já têm uma agenda para Reforma Política preparada há quase dez anos, com financiamento público de campanha, o voto distrital misto e a escolha do parlamentar pela lista fechada no partido ou coligação. O Instituto da Cidadania (Lula) deverá ser o centro de estudos do Partido dos Trabalhadores para atrair os setores organizados da sociedade civil para o debate público que deverá ser travado entre o Planalto e o Congresso, sobre a primazia da Reforma Política.
Os partidos de oposição no Congresso não esperavam essa mudança de foco político-institucional da presidente Dilma Rousseff (PT). Trata-se de um tema importante, pois esta discursão sobre a reforma politica é desejada por boa parte da sociedade civil que não votou no continuísmo administrativo do governo federal, por não se sentir representada pelas forças políticas no Congresso. A Reforma Política deverá aproximar alguns setores organizados da opinião pública em sintonia com o discurso de mudança da presidente Dilma Rousseff (PT) já no inicio do seu segundo governo (2015-2018). A pauta da Reforma Política já inibiu no primeiro momento a continuação dos embates entre as forças governistas e as oposições nos principais noticiários dos veículos de comunicações.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político.

Entrevista para a equipe de jornalismo da TV Fortaleza

 Entrevista ao Programa Pela Ordem do jornalista Carlos Frederico na TV Fortaleza


Nenhum comentário:

Postar um comentário