sexta-feira, 5 de julho de 2013

Blog do Eliomar de Lima - A queda de popularidade de Dilma e seus reflexões nas alianças 2014 - 02/07/2013

Com o título “a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff – O futuro da aliança PSB-PT na política cearense”, eis artigo do sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. Ele avalia essa situação como um cenário trágico, em todos os sentidos, para o Partido dos Trabalhadores. Eliomar de Lima, jornalista.Confira: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/a-queda-de-popularidade-de-dilma-e-seus-reflexoes-nas-aliancas-2014/
A presidente Dilma Rousseff (PT) não esperava o esvaziamento da sua pré-candidatura para a renovação do seu mandato de presidente da República. O novo cenário é trágico, em todos os sentidos, para o Partido dos Trabalhadores, que está à frente do Governo Federal há uma década.
Dilma Rousseff (PT) procura compreender o motivo da vaporização da sua popularidade, que estava alta no final do mês de março na pesquisa do Datafolha: sessenta e cinco por cento de aprovação (ótimo/bom). No final de junho a sua popularidade despencou para trinta por cento de aprovação (ótimo/bom), conforme os novos dados divulgados pelo Datafolha.
As várias manifestações públicas nos principais centros urbanos contra a Copa das Confederações, já são consideradas como estopins de outras passeatas de protestos (Corrupção, Reformas Políticas ,Melhorias no Transporte, Saúde e Educação). O Planalto não atendeu às demandas sociais reprimidas da sociedade civil nas áreas de Saúde e Educação, nos últimos dez anos, por isso esse movimento, da classe média brasileira, que expressa a avaliação negativa da atual gestão pública da mandatária do Planalto.
O Partido dos Trabalhadores já começa a temer um cordão de isolamento dos seus atuais aliados partidários no Congresso e nos Ministérios. Os palanques regionais serão refeitos após esses índices nada favoráveis à popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT). O PT não tem uma estratégia para sair dessa situação de pária político-eleitoral na avaliação da opinião pública.
O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
A tendência de inflação alta com crescimento baixo do PIB não ajudou a situação do partido do poder no momento, nos seus rearranjos dos cenários eleitorais dos estados. Os partidos que ocupam determinados cargos no primeiro escalão do Governo federal, já têm uma previsão de saída antes de abril de 2014. O Partido Socialista Brasileiro e o Partido Democrático Trabalhista já pensam em sair, no final deste ano, da gestão pública da presidente Dilma Rousseff.
O governador Cid Gomes (PSB) sempre manteve um alinhamento político-eleitoral com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). O seu posicionamento sempre se chocava com a direção nacional do Partido Socialista Brasileiro, que desejava lançar o governador Eduardo Campos para a presidência da República. Cid Gomes deverá alimentar um debate interno para redirecionar o PSB local, no pleito eleitoral de 2014.
O Partido dos Trabalhadores pode perder o privilegio de ser o principal aliado do pré-candidato do governador Cid Gomes (PSB), na sucessão estadual de 2014. O senador Eunício Oliveira (PMDB) poderá ser o elo, do PT e do PSB, com a candidatura natural de pacificação do condomínio político-administrativo do Governo Estadual, para os próximos quatro anos (2015 – 2018).
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa,
Sociólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário