sexta-feira, 5 de julho de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Dilma Rousseff e a Reeleição?

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 26 de Junho de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado: http://www.oestadoce.com.br/noticia/dilma-rousseff-e-reeleicao
As manifestações nas principais cidades brasileiras causaram o fim prematuro da situação de conforto da presidente Dilma Rousseff, em relação a sua reeleição, no próximo ano.
A inflação alta, causada pelo setor de serviços, com ajuda do aumento dos produtos alimentícios, já estavam corroendo a popularidade da chefe do executivo do Governo Federal. As últimas pesquisas de opinião pública já detectavam esse fenômeno negativo em relação à imagem administrativa de Dilma Rousseff.
As sondagens foram feitas antes da intensificação dos protestos, que vêm tomando as ruas de diversas capitais do país e que não têm como alvo direto somente o Planalto.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O resultado da pesquisa CNI/Ibope do dia 19 de junho veio alinhado com o resultado anterior do dia 8 de junho,  no levantamento feito pelo Datafolha, que mostrou a queda de oito pontos na avaliação boa ou ótima do governo Dilma, que caiu para 57 por cento.

A presidente Dilma Rousseff já encerrou praticamente dois anos e meio de seu mandato. O restante desse período administrativo será marcado por uma tentativa de reeleição. O tempo é curto para recuperação da popularidade perdida.
O crescimento do Produto Interno Bruto será tão pífio nesse ano, que já acendeu a luz amarela na equipe econômica. O crescimento do pleno emprego não deverá se manter nos altos patamares atuais nos próximos meses. O cenário é  nada animador para cúpula do Planalto.
O Partido dos Trabalhadores começa a compreender que teve início o processo de desgaste de uma década a frente do Governo Federal. Os petistas não cumpriram algumas agendas sociais para atender a sociedade civil. As agendas nas áreas de Educação e Saúde não contemplaram a maioria da população brasileira, como consequência observamos a péssima avaliação destas duas áreas nas pesquisas de opinião pública.
A presidente Dilma Rousseff tem um aliado político-administrativo que faz o papel de vilão, na área da política e da economia para os setores organizados da sociedade, no caso o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que tem o vice-presidente da República, o jurista Michel Temer (SP), como o provável companheiro de chapa no próximo pleito eleitoral.
Os partidos de oposição ao Planalto irão lançar  duas ou três pré-candidaturas nos próximos dias para selecionar, no início do próximo ano, o candidato com maior viabilidade político-eleitoral. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem maior estrutura partidária, já a ex–senadora Marina Silva ( Rede–AC ) tem a simpatia dos manifestantes dos grandes centros urbanos. O governador Eduardo Campos (PSB-PE) ainda permanece como aliado do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário