domingo, 28 de julho de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Heitor Férrer e o Tassismo Tardio

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 24 de Julho de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/heitor-ferrer-e-o-tassismo-tardio

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já comunicou, para o diretório nacional do Partido da Social Democracia Brasileira, o seu desejo de não concorrer a nenhum cargo no pleito eleitoral de 2014. Tasso Jereissati  irá apenas trabalhar nos bastidores para o futuro presidenciável tucano, o senador Aécio Neves (MG).

A política cearense sempre teve forte conotação ideológica no dualismo do tassismo  versus o anti- tassismo. Esse antagonismo esteve presente nos últimos pleitos eleitorais do Estado. O seu desaparecimento deixará uma enorme lacuna no imaginário popular.

O empresário Tasso Jereissati construiu uma nova imagem administrativa à frente do Grupo Jereissati S.A nos últimos três anos, com excelentes resultados, que são propagados pela mídia especializada nacional e local. O seu modelo de gerenciamento, dos seus empreendimentos particulares, foi responsável pela conquista da opinião pública da classe média cearense.

O Programa A Verdade na TV União - Tema: A Reforma Política. (16/07)

A saída de cena do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) da política cearense, já poderia ser o fator responsável pelo definhamento eleitoral do PSDB seção estadual nos últimos três anos. O desaparecimento do partido tucano cearense não representaria o fim do eleitorado tassista, mas curiosamente iria trazer a tona uma nova vertente: o Tassismo Tardio.

O tassismo tardio ou tassismo sem Tasso não é corrente política- partidária, pois a mesma não se identifica com o PSDB local. O núcleo dessa nova corrente está nos indivíduos das classes médias que não têm opção partidária e nem representação social (Sindicatos, ONG’S, Associações), somente a referência da gestão pública da Era Tasso Jereissati (1987 – 2006) nas áreas de Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Educação.

A reclusão, do líder maior do Partido da Social Democracia Brasileira no Ceará, para o espaço privado dos seus empreendimentos comerciais, ocorreu sem deixar um único herdeiro na linha de sucessão interna tucana. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) absorveu uma parcela significativa do eleitorado tassista no pleito eleitoral municipal de Fortaleza do ano passado.

O ex-prefeiturável pedetista fez uma série de elogios ao estilo administrativo do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) durante a campanha eleitoral do primeiro turno. Heitor Férrer foi bem votado entre os eleitores identificados com o tassismo tardio.

O PSDB não tem hegemonia como opção política-partidária entre os eleitores tassistas. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) tem enorme chance de ser o líder do tassismo sem Tasso no estado do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário