domingo, 28 de julho de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Dimas Macedo e o Intelectual Virtual

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 10 de Julho de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado: 
http://www.oestadoce.com.br/noticia/dimas-macedo-e-o-intelectual-virtual

Nos últimos dias foram lançadas várias teses sobre os movimentos sociais que ocorreram nos grandes centros urbanos. O perfil dos participantes  é o do cidadão-indignado com os malfeitos da nossa classe dirigente na área de serviços públicos; essa indignação expressa a não representatividade do nosso modelo parlamentar, em relação às reais demandas de políticas públicas da sociedade civil.

O movimento de massa não teve uma estrutura partidária ou grupos sociais (OAB,UNE, Sindicatos) a frente  da organização dos protestos. Somente um novo movimento social horizontal que tem como ponto de partida a sua organização através das ferramentas do ciberespaço: Facebook e Twitter.

O desaparecimento da liderança com formação partidária como no período do PMDB na ditadura militar ou petista na nova república, por si só demonstraria o fracasso das organizações partidárias no novo espaço público de debate: o mundo virtual.

O sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e o poeta Dimas Macedo

Quem são esses novos lideres do espaço público abstrato da Internet? O jovem da classe média, com o seu ímpeto de protesto natural, perante uma série de absurdos nas áreas da política institucional?  Sim, em parte, o perfil é composto por pessoas com idade abaixo de trinta anos, são elas que estão à frente das principais mobilizações nos grandes centros urbanos, mesmo sem nenhuma experiência em organizações sociais,  com ênfase no fato de que são explicitamente apartidários.

O intelectual tradicional foi expulso ou exilado do seu papel de reprodutor  dos fatos políticos para a sociedade contemporânea do ciberespaço. No mundo virtual cada um de nós é o seu próprio intelecto, sem a necessidade de uma grande teoria utópica, com ideólogos. O que nos leva a questionar se os novos movimentos sociais não partidários não teriam os seus pensadores, e a resposta é sim, os pensadores existem no mundo real com atuação ativa nos protestos do mundo virtual.

O professor universitário Dimas Macedo que é membro da Academia Cearense de Letras, com certeza se enquadra no perfil desse novo intelectual virtual, que saiu da sala de aula, com a sua longa experiência nas lutas democráticas dos movimentos sociais, para frente do computador. Dimas Macedo com a sua longa didática como militante dos direitos civis da história do País, não seria apenas um mero expectador passivo das ondas de protestos sociais.

O poeta Dimas Macedo norteou o novo pensamento radical de cidadania, com os seus textos para a compreensão da realidade muito além das palavras ou chavões dos protestos sociais nos asfaltos de nossa querida cidade de Fortaleza. O seu discurso saiu da sala de aula e do seu mundo privado, para ganhar espaço no mundo virtual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário