terça-feira, 4 de julho de 2023

Romeu Zema (Eduardo Girão) e o Anti-Petismo sem Jair Bolsonaro

 




O governador mineiro, Romeu Zema (Novo), foi reeleito no primeiro turno do pleito eleitoral de 2022, com os votos dos lulistas não petistas. Romeu Zema representou o colapso do diretório mineiro do PSDB e a negação do continuísmo administrativo do petismo à frente do Governo Estadual, nas eleições de 2018. Em ambas as disputas eleitorais os setores lulistas moderados mineiros não tiveram dificuldades para votar no Romeu Zema e nos candidatos presidenciais petistas: Fernando Haddad (2018) e Lula (2022).

A Consultoria LCFB defende a tese de que a candidatura presidencial centrista-liberal no pleito eleitoral de 2026, é do atual governador mineiro, o empresário Romeu Zema, com o apoio de setores do conservadorismo social já distantes da extrema direita pós-bolsonarista, como também contará com a simpatia dos eleitores moderados pró-Lula, que não são adeptos a um quarto mandato presidencial do Lula (PT). O antipetismo é o motor principal da pré-candidatura do governador Romeu Zema à sucessão do presidente Lula (PT), no pleito eleitoral de 2026.

O papel da agremiação partidária, o Novo 30 é construir uma frente ampla liberal-conservadora favorável ao governador mineiro, Romeu Zema (Novo), nos próximos dias. O Novo 30 deve manter o seu atual discurso político-institucional de defesa do estado laico, pois a chegada da militância de direita radical pós-bolsonarista e da militância da extrema direita bolsonarista deverá acontecer muito breve, porém, ambas as militâncias serão guiadas pela agenda ideológica do Novo 30, em contrapartida as agendas temáticas extremadas.

No caso específico do Ceará, o senador Eduardo Girão e o diretório estadual do Novo 30 vão manter o discurso do retorno do equilíbrio dos pesos e dos contrapesos entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), no presidencialismo de coalizão, pois temos o poder Judiciário acima dos outros poderes: Executivo e Legislativo. Eduardo Girão já atraiu uma parte da classe média alta simpatizante da operação lavajato, assim como uma parte do eleitorado lulista conservador cristão pró-vida principalmente entre os católicos fortalezenses. É sem dúvida a base política-institucional do Eduardo Girão, Novo 30 e do Romeu Zema, no eleitorado cearense.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário