sábado, 1 de julho de 2023

José Sarto não fica no PDT de Fortaleza

 




O ministro da Previdência, Carlos Lupi, é o líder máximo da direção nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), pois é herdeiro do ex-governador, Leonel Moura Brizola, que faleceu no ano de 2004. Carlos Lupi comanda o trabalhismo-socialista há quase vinte anos, com a ata partidária debaixo do braço ou no seu colo. O herdeiro natural ainda em vida de Carlos Lupi é o deputado federal André Figueiredo na presidência nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O diretório estadual do PDT através da dupla Carlos Lupi e do deputado federal, André Figueiredo, com certeza vão adentrar na base política-administrativa do governador, Elmano de Freitas (PT), com o aval do Planalto, sem a participação efetiva do senador Cid Gomes (PDT). O prefeito de Fortaleza, o pedetista José Sarto, já compreendeu que PDT nacional é lulista sem petismo, com isso o caminho de sua agremiação partidária, na política local, é fazer parte do elmanismo sem Cid Gomes, porém, aliado direto do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores que é anti-José Sarto.

A Consultoria LCFB acredita que o prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto, não vai em nenhum momento participar das tratativas entre o Carlos Lupi-André Figueiredo com o governador Elmano de Freitas, num novo realinhamento do PDT e do PT, na política local. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão, é o grande consenso político-eleitoral entre os pedetistas e os petistas, no município de Fortaleza, no pleito eleitoral de 2024, em contraposição à reeleição do prefeito José Sarto (PDT).

O prefeito José Sarto (PDT) deve provavelmente reiniciar o diálogo com a federação partidária estadual entre o Cidadania e o PSDB. José Sarto sabe da rejeição natural do tucanato-tassismo no eleitorado lulista moderado fortalezense, por isso é mais interessante a sua entrada no Cidadania, pois é uma agremiação aliada ao Governo Federal. A direção nacional do PSDB é oposição ao terceiro mandato do presidente Lula (PT). O presidente estadual do Cidadania, o empresário Alexandre Pereira, é o representante do diretório nacional do Cidadania, no Ceará.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário