sexta-feira, 28 de julho de 2023

José Sarto e o discurso para inglês ouvir

 




Foi o que deve ter ocorrido com o prefeito Sarto, ao anunciar a qualificação e obras da Ponte dos Ingleses - na verdade, Ponte Metálica, pois há uma inversão histórico-cultural nos nomes das duas estruturas localizadas na Praia de Iracema -, após o gestor de Fortaleza reclamar que o governador Elmano não cumpriu com sua parte no acordo da urbanização da ponte.


No acerto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, Sarto faria a parte da reparação estrutural da ponte, enquanto Elmano deixaria a estrutura pronta para receber visitantes.


Como não é chegado a um laudo técnico, assim como fez para o fechamento abrupto do Gonzaguinha da Messejana, Sarto diz em seu discurso que a reparação estrutural está pronta. Em nota, no entanto, o Palácio da Abolição aponta “risco de desabamento” na chamada Ponte dos Ingleses, diante da vistoria conjunta da Superintendência de Obras Públicas e do Corpo de Bombeiros.


A troca de acusações entre as duas administrações poderia ficar na esfera para “inglês ouvir”, se o prefeito Sarto não tivesse se empolgado e supervalorizado os números os quais atribui à sua gestão.


Em uma coletiva, Sarto destacou que Fortaleza é a cidade que mais cresce na economia, que tem o destino turístico preferencial dos brasileiros, que tem a melhor educação no país, que tem o maior número de empreendedores e o maior número de pessoas capacitadas (a começar pela equipe da prefeitura).


Assim como faltou com a verdade em seus números na economia, quando basta uma voltinha pelo Centro e suas lojas fechadas e praças ocupadas por uma grande quantidade de pessoas em situação de rua; Sarto também contradiz o próprio site da Prefeitura sobre o destino preferencial dos brasileiros, além de se desfazer dos números do Ministério do Turismo e da pesquisa da Semrush - empresa americana de software de inteligência e marketing -, que aponta Fortaleza como o destino mais visitado em sites de viagens, mas que não se concretiza na vinda à capital cearense.


Com relação aos números da educação, como a cidade que perdeu escolas Nota 10, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pode ser apontada pelo seu próprio prefeito como a melhor educação no país, se não é sequer a melhor no Ceará?


Sobre empreendedorismo e capacitação profissional, o exagero segue.


Ainda em sua fala, Sarto apontou Fortaleza como a cidade “onde nós temos a sensação de felicidade, de bem-estar! (...) Tenho a compreensão, clara, que estamos aqui para servir o povo de Fortaleza”.


E isso não é discurso político, apenas mais uma colocação para inglês ver...


O link do artigo no Blog do Eliomar de Lima - Jornal O Povo: https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2023/07/27/artigo-sarto-e-o-discurso-para-ingles-ouvir.html


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário